20 de setembro de 2024

Foto: Reprodução

No dia 31 de julho, o Sobrado Dr. José Lourenço – espaço da Rede Pública de Equipamentos Culturais do Ceará (Rece), da Secretaria da Cultura (Secult Ceará), gerido em parceria com o Instituto Mirante – celebra 17 anos de sua inauguração. O espaço cultural tem atuado como um centro aglutinador das artes visuais do Ceará, por meio de ações de fomento, criação, formação, pesquisa e fruição em artes, em diálogo com amplos segmentos artísticos, culturais e sociais, além de corroborar a preservação da história e memória do Ceará.

O Sobrado fica na atual Rua Major Facundo, antes Rua da Palma – onde testemunhou diversos acontecimentos desde sua criação. É uma das primeiras edificações de três andares de Fortaleza, construída entre os anos de 1845 e 1854. Seu nome é uma homenagem ao proprietário, o médico sanitarista Dr. José Lourenço de Castro Silva. Foi moradia, consultório médico, oficina de marcenaria, repartição pública e até bordel. Depois foi tombado pela Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), em 2004, restaurado pelo Governo do Estado, em 2006, e inaugurado como equipamento cultural em 2007.

Em março de 2023, o equipamento iniciou o seu processo de restauro, no entanto, continuou com as atividades. Criou o projeto itinerante “Percursos” que tem o objetivo de promover as expressões artísticas e culturais, através de parcerias com entidades públicas e privadas, que desenvolvem ações no campo das artes, do patrimônio cultural e da memória. O projeto acontece em diferentes bairros de Fortaleza e municípios cearenses, por meio de exposições, palestras, cursos, visitas mediadas, oficinas, pesquisas, residências artísticas, dentre outras ações.

O Sobrado percorreu, no ano passado, sete (07) municípios, sendo eles: Aquiraz, Caucaia, Crato, Fortaleza, Maracanaú, Pacatuba e Sobral; e vinte e três (23) bairros da capital cearense. Realizou trinta e nove (39) visitas mediadas em escolas e/ou instituições/entidades; duas (02) exposições, senda elas, a exposição Cariri Contemporâneo – É o amor o que faz tudo isso valer, na Escola de Belas Artes Raimundo Cela, em Sobral, e a exposição 1mpressa – O Centro de Fortaleza, no Ateliê de Impressos, em Fortaleza. Além de duas (02) mostras, sendo elas, a mostra Moura Brasil: fragmentos da memória, que aconteceu no Sesc Panorama, em Fortaleza, e a mostra Altar, na Pitéu Casa Criativa, em Fortaleza.

A diretora do equipamento, Germana Vitoriano, fala sobre o papel do equipamento cultural, “comemorar mais um ano de vida do Sobrado é compreender sua importância para a cidade. Um equipamento com arquitetura única que resistiu ao tempo e às diferentes funções sociais que exerceu. No fim, se transformou em uma casa das artes visuais que recebe diversos artistas desde sua inauguração. Quando achamos que o Sobrado havia atingido sua capacidade, ele se expande. O projeto ‘Percursos’ amplia e diversifica ainda mais sua programação e seu acesso, pois agora faz parte de cada bairro e cidade por onde passa”, enfatiza.

Neste ano, o Sobrado permanece com suas ações itinerantes sempre em parceria com entidades, equipamentos culturais, secretarias estaduais e municipais com o intuito de democratizar o acesso à sua programação e oportunizar as potencialidades artísticas e culturais da cidade. No primeiro semestre, realizou a exposição Performar, na Caixa Cultural, em Fortaleza; a mostra Somos Todos Parentes – Benício Pitaguary, na Casa de Apoio Pitaguary, em Pacatuba. Além das visitas mediadas, palestras, rodas de conversa, pesquisas e residências artísticas.

“Com o projeto Percursos temos chegado em novos lugares e firmando mais parcerias. Ainda neste ano, por exemplo, teremos uma exposição no bairro Pirambu e uma mostra fotográfica no Museu Arena Castelão. O Sobrado tem se renovado, a cada ano, mostrando sua potência no campo das artes visuais e criando novos caminhos. Temos diversos desafios, como o fechamento para restauro e sua reabertura, mas sem perder de vista as atividades itinerantes para faixas etárias diversas e em diversos territórios de Fortaleza e de outras cidades. Essa descentralização é um marco para a história desse equipamento cultural e uma forma de ressignificação e renovação de sua gestão”, finaliza Germana Vitoriano.

Percursos em números

No primeiro semestre deste ano, foram realizadas atividades de formação, mostras, vivências artísticas, múltiplas linguagens, pesquisa, residência artística e exposições que têm como eixos fundamentais a arte, a cultura, o patrimônio e a memória. Acompanhe o balanço:

16 bairros da capital e interior alcançados;
38 atividades realizadas;
8.767 pessoas alcançadas.

Serviço

Sobrado Dr. José Lourenço completa 17 anos de como importante equipamento cultural das artes visuais no Ceará
Acompanhe a programação pelo Instagram: @sobrado154
Mais informações: ascom.sobrado@institutomirante.org / (85) 9 9986.5086 (WhatsApp)
Gratuito