3 de dezembro de 2024
dradão 01

Foto: Reprodução

O Férias no Dragão, série de programações especiais pensada pelo Centro Dragão do Mar para o mês de férias, traz, além de apresentações musicais, espetáculos cênicos, exposições e atividades educativas nos Museus, exibições cinematográficas e atividades lúdicas sobre Astronomia e Ciências afins. Entre as atrações que marcam o último dos quatro finais de semana da programação, o grupo cearense Fulô da Aurora e o pernambucano Mestre Ambrósio apresentam seus mais recentes trabalhos, a partir das 19h30, no Anfiteatro Sérgio Motta. O acesso será mediante a doação de 1kg de alimento não perecível (exceto sal).

Abrindo a noite, Fulô da Aurora traz o espetáculo em comemoração aos 15 anos de uma jornada artística que construiu a essência do grupo desde a sua formação, em 2008. O repertório do show abrange do álbum “Viva o Nordeste”, gravado com Babi Guedes, passando pelo “Querendo Tem”, produzido por Caçapa, até “Cabôco”, com produção de André Magalhães.

Neste mesmo dia histórico, o Mestre Ambrósio, grupo que não se reúne há quase 20 anos, também marcará presença no centro cultural. A banda ressoa como uma das mais importantes do movimento Manguebeat. O marco de 30 anos de criação do grupo inspirou um reencontro entre Siba (vocal, guitarra e rabeca), Eder Rocha (percussão), Helder Vasconcelos (fole de 8 baixos, percussão e coro), Sérgio Cassiano (vocal e percussão), Mazinho Lima (baixo e coro) e Mauricio Bade (percussão e coro), que anunciaram uma turnê para comemorar o aniversário. Neste retorno, o Mestre Ambrósio revisita o repertório dos três álbuns da carreira: “Mestre Ambrósio” (Independente, 1995), “Fuá na Casa de Cabral” (Sony Music, 1998), “Terceiro Samba” (Sony Music, 2001), com a formação original.

Ingresso Solidário

Os alimentos doados na entrada do Anfiteatro serão destinados à Unidade Central do Ceará Sem Fome. Integrando a Campanha Ingresso Solidário, realizada pelo Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura do Ceará em conjunto com o Programa Ceará Sem Fome, a iniciativa visa promover a arrecadação de alimentos nos eventos da Rede Pública de Espaços e Equipamentos Culturais do Ceará (Rece), para atender pessoas em situação de vulnerabilidade, via entidades credenciadas, com a distribuição de cestas básicas. Somente este ano, a Campanha já recolheu mais de 10 toneladas de alimentos

Sobre os artistas

Fulô da Aurora

Fulô da Aurora é um dos grupos mais expressivos que surgiu no Ceará no final dos anos 2000, com o lançamento, em 2012, de seu primeiro disco, “Querendo Tem”, produzido por Caçapa (PE). A banda é formada por Rodrigo Claudino (cavaquinho, viola caipira, violão, percussão e voz), Fabiano de Cristo (rabeca, pife, violão, viola caipira, percussão e voz), Guilherme Cunha (flauta transversal, pife, violão, percussão e voz), Vinícius Pinho (percussão), Samira Carvalho (percussão e voz), Lorena Chagas (percussão e voz) e Juliana Roza (percussão e voz). Fulô da Aurora reflete, em seu trabalho, os caminhos percorridos pelas tradições populares do estado do Ceará.

Mestre Ambrósio

Formado em Recife (PE), em 1992, o grupo Mestre Ambrósio criou um som muito particular, que mistura maracatu, ciranda, coco, baião e caboclinho com pop e rock. Associado ao Manguebeat, Mestre Ambrósio, diferente de Nação Zumbi e Chico Science, é mais focado nas tradições do Norte do país. Seu nome deriva da função de mestre de cerimônias do teatro folclórico Cavalo Marinho, em Pernambuco. As primeiras performances do grupo, em 1993, contavam apenas com músicas instrumentais, os vocais só apareceram depois.

Em 1996, produzido por Marcos Suzano, Lenine e Denilson, o primeiro CD da banda foi lançado (Mestre Ambrósio), conseguindo uma boa resposta com as músicas “José” e “Se Zé Limeira Sambasse Maracatu”. O álbum vendeu 20 mil cópias e rendeu convites para sua primeira turnê internacional em países como Alemanha, Portugal, Espanha, Bélgica, e Luxemburgo. Depois de se estabelecer em São Paulo, Mestre Ambrósio foi convidado para tocar no Summer Stage, no Central Park, em Nova York. A canção “Baile Catingoso” foi incluída na trilha sonora do filme “Baile Perfumado” (dirigido por Lirio Ferreira e Paulo Caldas).

Sobre o Dragão do Mar

O Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMAC) é um centro cultural da Rede Pública de Equipamentos da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerido pelo Instituto Dragão do Mar (IDM).

Serviço

Férias no Dragão – Shows dos grupos Fulô da Aurora e Mestre Ambrósio
Data: 27 de julho de 2024 (sábado)
Hora: 19h30
Local: Anfiteatro do Dragão do Mar (Rua Dragão do Mar, 81 – Praia de Iracema)
Acesso gratuito mediante a doação de 1kg de alimento não perecível, exceto sal, sujeito à capacidade do local.
Classificação: 16 anos