Um curso de qualificação profissional na área da Moda que permite o ingresso no mercado com a realização de um desfile. Foi assim que os 32 alunos dos cursos de Desenhista de Moda e Modelista do Senac Sobral iniciaram sua carreira desenvolvendo uma coleção. O trabalho, intitulado “Alvorecer do Sertão”, foi apresentado no último dia 28 de junho, na Casa da Cultura de Sobral.
A coleção foi o projeto de conclusão de curso em que os alunos têm a oportunidade de demonstrar as habilidades e competências adquiridas ao longo das aulas, incluindo as marcas formativas do modelo pedagógico do Senac, como atitude sustentável, colaboração, criatividade e atitude empreendedora. A instrutora à frente das turmas foi Evania Luz.
Inspiração
A coleção se inspira na beleza natural do sertão, reverenciada a partir das nuances da aurora e das formas da caatinga reveladas por esse bioma. Além de estampar as peças criadas e executadas pelos alunos, a temática surge em manualidades tradicionais nordestinas, como bordado e crochê, assim como em xilogravuras e pinturas. O tecido base das roupas foi o algodão cru, trabalhado com tingimentos com elementos orgânicos que reproduzem as cores do crepúsculo, como a casca da cebola roxa, a cúrcuma, o urucum e uma argila vermelha da Serra da Meruoca.
“Este projeto teve como objetivo estimular uma compreensão aprofundada das raízes culturais e dos desafios enfrentados pelo mercado local, mas foi um convite aos alunos para expressarem sua criatividade por meio da moda. Como resultado do projeto, o lançamento da coleção contribui para fortalecer a identidade cultural e promover o desenvolvimento sustentável, integrando harmoniosamente tradição e modernidade”, destaca a supervisora pedagógica, América Rodrigues.
Força no currículo
Para a aluna do curso de Desenhista de Moda, Antônia Mayara Olivindo, “o projeto possibilitou uma imersão nas habilidades fundamentais aos profissionais que desejam tornar seus conhecimentos e currículo mais robustos, não só nos aspectos que envolvem a desenvoltura nas habilidades gráficas do desenho de moda, mas também como os desenhos se tornam uma ferramenta de comunicação eficiente de uma ideia ou conceito de forma a colaborar diretamente com a cultura, a criatividade e a expressão”.
Seu colega Wanderson Sena, por sua vez, já fazia roupas sob encomenda e decidiu se qualificar no curso de Modelista. “Pude colocar em prática tudo que foi ensinado em sala de aula, não apenas comigo mesmo ou no papel, mas com meus clientes. Antes eu fazia qualquer roupa, mas sem entender os detalhes essenciais, que sempre me davam dor de cabeça no final. Porém, após o processo de aprendizado, consegui comprovar e fidelizar clientes de maneira bem simples, esclarecendo dúvidas. Trabalhos que levavam dias para serem feitos, hoje são concluídos mais rapidamente”, detalha o empreendedor.
Inscrições abertas
O Senac está com inscrições abertas nos cursos de qualificação em diversas áreas do setor do comércio de bens, serviços e turismo, como Saúde, Estética, Gastronomia, Tecnologia da Informação, Gestão e Comércio. No segmento de Moda, há turmas com inscrições abertas em Fortaleza. No Senac Aldeota, destaque para as turmas de Modelista e de Técnico em Produção de Moda. No Senac Centro, ainda há vagas para o curso de Modelista e Costura: Técnicas de Acabamento.
Mais informações e inscrições: (85) 3270.5400/ https://cursos.ce.senac.br/categoria-produto/moda/