Encontro Nacional de Folguedos coleta 2 toneladas de resíduoO balanço da gestão de resíduos do evento foi divulgado com números de destaque impactando na sustentabilidade e gerando renda para os agentes de reciclagem
Com pouco mais de dez dias do encerramento do 46º Encontro Nacional de Folguedos, o evento histórico que marcou o Piauí entre os dias 2 e 7 de julho, continua reverberando seus impactos positivos, dessa vez na sustentabilidade. Além de ter celebrado a cultura popular brasileira, consolidando o estado como um polo de festividades juninas de relevância nacional, Folguedos também deu um show de ações sustentáveis, é o que comprova o balanço de gestão de resíduos do evento: com o apoio do Recicla Solar, 22 catadores de materiais recicláveis foram beneficiados, e mais de duas toneladas de resíduos foram coletadas e enviadas para a reciclagem.
Nsta edição, o Encontro Nacional de Folguedos contou com uma central de triagem de resíduos que funcionou como ponto de apoio para os profissionais que estavam fazendo a coleta seletiva durante a celebração. As iniciativas de sustentabilidade foram assinadas pela patrocinadora do evento, a empresa Solar Coca-Cola, responsável pelo projeto Recicla Solar e fabricante do Sistema Coca-Cola com atuação em 70% do território nacional (regiões Norte e Nordeste, Mato Grosso e parte de Tocantins e Goiás).
O Recicla Solar visa estimular a cadeia de reciclagem, contribuindo para a destinação adequada dos resíduos por meio de parcerias com centrais de coleta, organizações de catadores e agregadores de PET pós-consumo. O projeto que em três anos já coletou mais de 23 mil toneladas, tem estado presente em grandes eventos do Nordeste como os Carnavais de Recife e Olinda (PE), o Camarote Expresso 2222 e o Festival de Verão, em Salvador (BA) e, mais recente, em São João de Caruaru (PE). Agora, Folguedos também faz parte desse circuito de eventos sustentáveis, preservando o meio ambiente.
Além de gerar renda para dezenas de catadores, impulsionando a economia circular, as iniciativas de sustentabilidade em Folguedos também tiveram impacto na economia de energia, uma vez que a reciclagem dos materiais coletados equivale à economia de 26.234,36 kWh. Mais de 28 mil litros de água foram economizados, o equivalente a 56 mil garrafas PET de 500ml. A emissão de 4,4 toneladas de CO2e foi evitada.
O 46º Encontro Nacional de Folguedos foi uma realização da New Produções, Governo do Estado do Piauí, por meio da Secretaria de Estado da Cultura, Governo Federal, e patrocinado pela Solar Coca-Cola e Equatorial Piauí, através da Lei Rouanet e do Sistema de Incentivo Estadual à Cultura – Siec.
Sobre a Solar Coca-Cola – Entre os 20 maiores fabricantes do mundo do Sistema Coca-Cola, a Solar Coca-Cola conta atualmente com 13 fábricas e atua em uma área que representa cerca de 70% do território brasileiro, operando na totalidade das regiões Norte, Nordeste, Estado do Mato Grosso e parte de Goiás e Tocantins. Destaque no cenário nacional como uma das maiores empresas de bens de consumo do país, a companhia conta com mais de 18 mil colaboradores (as) e é responsável pela produção e distribuição de mais de 220 produtos do portfólio da Coca-Cola e de parceiros para cerca de 400 mil pontos de venda. Com faturamento anual de cerca de R$ 9,6 bilhões, a companhia alcança mais de 80 milhões de brasileiros.