Nesse breve texto sobre nossa seleção brasileira que disputa sem inspiração a Copa América 2024 nos Estados Unidos não pretendemos fazer uma análise tática da equipe. Não se trata disso, pois não é apenas nesse aspecto que o Brasil não joga bem. Acreditamos que há muito mais a debater.
O que devemos ter em mente é que parece que há muito tempo não temos uma seleção de futebol profissional digna dos times já montados em décadas passadas.
Lógico que não temos um Pelé, ou um Zico nas novas gerações, longe disso, mas o futebol brasileiro tem muitos problemas e começa pelo fora de campo.
A cartolagem brasileira é incompetente e só sabe agir em defesa de seus interesses e sobrevivência. Na Copa do Mundo de 2014 quando o Brasil foi humilhado no famoso 7 a 1 para a Alemanha a ideia que tivemos nas horas após e nos dias seguintes era que nosso país precisava de mudanças estruturais em seu futebol.
Começando nos dirigentes, nos chamados cartolas, na estrutura das federações e da própria CBF. E o que aconteceu? Absolutamente nada. Parece até que o 7 a 1 não aconteceu e vida que segue. Continuamos com a mesma lógica no futebol, com a CBF e seus cartolas e escândalos e brigas se sucedendo e nada acontecendo.
O tempo vai e voa e agora estamos passados o 2014 numa sinuca de bico. O futebol brasileiro pode até fazer um bom campeonato brasileiro e ter jogadores que brilham nos gramados nacionais e internacionais, mas a nossa alma maior, nossa seleção brasileira permanece sendo um fiasco.
E não há movimento no mundo esportivo, no mundo do jornalismo esportivo, na sociedade e tampouco entre dirigentes e jogadores que articulem mudanças na estrutura desse futebol e articule mudanças de formas de pensar e agir para mudar nossa realidade e termos uma seleção competitiva.
Enquanto isso, amargamos uma situação de que na realidade a seleção brasileira é inferior às da Colômbia, Uruguai e Argentina. E quando olhamos para a Europa fica difícil um torcedor e alguém que gosta da seleção brasileira acreditar que em 2026 temos alguma chance de vencer a Copa do Mundo.
Após isso tudo, continuamos com uma seleção sofrível que na última terça-feira sofreu para arrancar um empate da Colômbia, desapareceu de campo no segundo tempo, tem um técnico longe de ter o nível que precisamos e jogadores que brilham em seus clubes e desaparecem com aquela preciosa camisa amarela. E jogadores que brilham demais em seus clubes e com a camisa da canarinha são completamente irregulares em campo.
Então, porque no Brasil não começamos um amplo debate para mudar nossa história no futebol e termos de volta nossa seleção brasileira