20 de setembro de 2024
Lula disse que gasta quando é necessário e que não joga dinheiro fora

Foto: Reprodução

O dólar registrou queda de 1,72% e voltou aos R$ 5,568 nesta quarta-feira, em meio a um movimento global de baixa da moeda americana que foi reforçado no Brasil por falas do presidente Lula e do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, sobre as contas públicas do país. Lula disse que gasta quando é necessário e que não joga dinheiro fora. Além disso, afirmou que responsabilidade fiscal é compromisso, não palavra.

“A responsabilidade fiscal não é apenas uma palavra, é um compromisso deste governo… e nós o cumpriremos à risca”, disse Lula no lançamento do Plano Safra da Agricultura Familiar. “Teremos uma política econômica que fará o país crescer, continuaremos a fazer transferências de renda e, ao mesmo tempo, manteremos a responsabilidade que sempre tivemos.”

A notícia da agência Reuters afirma que os ativos brasileiros sofreram uma queda nas últimas semanas, pois os mercados temem a deterioração fiscal em meio à relutância do governo em cortar gastos, o que levantou dúvidas sobre a possibilidade de atingir sua meta de eliminar o déficit primário este ano. Mas nesta quarta-feira o dólar mudou de rota após a fala de Lula e no aguardo do resultado de reunião entre Lula, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e outras autoridades do governo para discutir os recentes movimentos cambiais. De acordo com os traders, qualquer sinal de que Lula possa se conter nos comentários sobre o que ele chama de movimentos cambiais “especulativos” ou em suas críticas ao banco central teria um impacto positivo sobre o real. (Reuters)