COLUNA PANORAMA POLÍTICO
POR TARSO ARAÚJO
A POLÍTICA DESISTIU DE CIRO?
O ex-governador cearense Ciro Gomes disse recentemente estar desiludido com a política, que estava desistindo e colocou até em dúvida seu apoio às candidaturas do PDT nas eleições municipais deste ano. Após protagonizar e ser o pivô do racha entre PDT e PT no Ceará e perder apoios, prefeitos, deputados, vereadores e aliados que se afastaram e outros que se desfiliaram do PDT. Ciro parece estar sendo abandonado pela política. Com um toque de adeus e que o seu tempo parece mesmo que passou na política.
DEBATENDO JUAZEIRO DO NORTE
A cidade de Juazeiro será palco, com toda a certeza de uma dura disputa política pela prefeitura. Partindo na frente, o pré-candidato a prefeito pelo PT o deputado estadual Fernando Santana via os partidos da federação reuniu um grupo de pessoas para pensar um programa de governo para a terra do Padre Cícero. A metodologia é simples: esse grupo vai ouvir os mais variados segmentos da sociedade juazeirense, incluindo empresários, comunidades, entidades sindicais e populares, movimentos sociais, segmentos produtivos do comércio, indústria, turismo, romarias, comerciantes, enfim, o conjunto da sociedade.
A REDE TEM NOME
Nesta semana o partido Rede Sustentabilidade acabou o silêncio e resolveu falar sobre o que interessa que é a eleição 2024 em Juazeiro do Norte. O presidente estadual da legenda (Porta Voz) José Cláudio divulgou decisão do partido em Juazeiro em que a Rede irá viabilizar a oficialização de uma candidatura de um de seus filiados ou filiadas ao Executivo Municipal, sendo contrária a quaisquer partidos que façam parte da extrema direita. A pré-candidatura da Rede tem nome: José Cláudio.
PSOL E UP
Já o PSOL aprovou uma resolução em seu diretório para lançar pré-candidatura e prefeito e ter na vice um nome da UP, Unidade Popular. Até o momento nada foi fechado, até porque Rede e PSOL formam uma federação e devem sair unidos.
INDECISÃO EM CRATO
Pelo menos até o fechamento desta coluna o Crato vive clima de indecisão. Pelo menos, quando falamos do PT e da chapa da base aliada para disputar a eleição municipal deste ano. Após o PT decidir por chapa pura os partidos da base aliada resolveram soltar uma nota e juram não aceitar essa decisão.
LUCAS BRASIL
O vereador Lucas Brasil assiste de camarote essa indecisão na base aliada. E tem procurado lideranças políticas para conversar sobre o cenário político. Caso o PT mantenha a chapa pura, então, o nome de Lucas Brasil pode se fortalecer ganhando apoio de partidos que compõem a base aliada, mas não querem fechar com a chapa pura do PT.
OPOSIÇÃO EM BARBALHA
O ex-prefeito e ex-deputado federal Rommel Feijó pode ser tudo, menos um político desavisado. Rommel é um arguto articulador político e deve anunciar nos próximos dias a chapa que está sendo montada para representar a oposição em Barbalha. O PDT de Geraldo Sinézio estará no palanque da oposição.
PARTIDOS QUEREM DUDÉ
Alguns partidos da base aliada que rejeitam a chapa pura aprovada de forma democrática pelo Partido dos Trabalhadores do Crato querem o vereador Dr. Dudé na chapa majoritária. Seria a chapa André/Dr. Dudé. Mas muita água ainda vai rolar por debaixo dessa ponte política até a decisão final ser acertada.
PV EM AÇÃO
O Partido Verde realiza dia 14 de julho em Juazeiro do Norte uma roda de conversa tendo como tema principal a conjuntura política local. O encontro vai ter a presença de dirigentes estaduais dos verdes além de militantes, filiados, dirigentes municipais, pré-candidatos e convidados.
Confira a coluna no jornal Leia Sempre Brasil!