22 de novembro de 2024
destacando as capitais do Sudeste durante as eleições

Legenda: Eduardo Paes concorre para vencer ainda no primeiro turno, no Rio de Janeiro. Em São Paulo, conjuntura deve levar Boulos ao segundo turno contra a extrema direita | Foto: Agência Brasil/Câmara dos Deputados

As pesquisas eleitorais no Sudeste destacam cenários distintos para as principais capitais. No Rio de Janeiro, uma pesquisa da Quaest, divulgada em 18 de junho, indica que Eduardo Paes (PSD) liderou com 51% das intenções de voto, enquanto Alexandre Ramagem (PL), apoiado por Jair Bolsonaro, tem apenas 11%. A pesquisa anterior da Futura Inteligência, de 29 de maio, também mostrava Paes à frente com 44%, comparado aos 9% de Ramagem, que estava empatado na margem de erro com Tarcísio Motta (Psol), que tinha 7,8%.

Em São Paulo, a corrida eleitoral deve ir para o segundo turno. Guilherme Boulos (Psol) liderou com 37,2%, conforme pesquisa da Atlasintel de 28 de maio. O atual prefeito, Ricardo Nunes (MDB), segue em segundo lugar com 20,5%. Na nova pesquisa da Atlasintel, divulgada em 18 de junho, Boulos aparece com 35,7%, enquanto Nunes cresce para 23,4%. Pablo Marçal (PRTB) está em terceiro com 13%.

No Espírito Santo, o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini (Republicanos), liderou com 47,1% das intenções de voto, conforme pesquisa da Paraná Pesquisas de 23 de maio. Em segundo lugar, João Coser (PT) aparece com 17%. Na pesquisa anterior da Futura Inteligência, Pazolini tinha 32% e Coser 10%.

Em Belo Horizonte, Mauro Tramonte (Republicanos) liderou com 20%, segunda pesquisa da Quaest de 17 de junho. Bruno Engler (PL) e João Leite (PSDB) estão empatados com 11%, enquanto Duda Salabert (PDT) tem 9%. Na pesquisa da Real Time Big Data, de 20 de junho, Tramonte lidera com 23%, Engler tem 14% e Salabert permanece com 9%.

Fonte: Brasil de Fato