21 de novembro de 2024
Cavalheiros cumprimentam as damas! Olha a chuva! Já passou!

COLUNA CULTURA EM DEBATE

POR ANDSON ANDRADE


As frases colocadas no título deste artigo jornalístico pertencem à fala do cotidiano dos marcadores e animadores das Quadrilhas Juninas tradicionais, pensando nisso, são bem variadas (. . .). Iremos apresentar o cenário favorável aos profissionais dos Festejos Juninos do Ceará para o ano de 2024.

No ceará, vem sendo destaque a cultura junina que de acordo com a SECULT/CE: – “18 cidades participarão do festival, são elas: Fortaleza, Barbalha, Itatira, Quixeramobim, Novas Russas, Tarrafas, Alto Santo, Jaguaruana, Croatá, Cariré, Itarema, Redenção, Ubajara, Pacajus, Quixelô, Tauá, Pacajus e General Sampaio. O evento é gratuito e aberto ao público”.

A Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), tornou público o Edital (XXIV) Ceará Junino para realização dos Festivais Regionais, visando garantir a continuidade dos Campeonatos Estaduais dos Festejos Juninos no Ceará 2024. Na oportunidade o edital ficou disponível para o conhecimento dos interessados no sistema “Mapa Cultural do Ceará” no período de 08 a 22 de abril de 2024. Com isso, as políticas públicas de editais destinadas aos Grupos Juninos é uma manifestação pontual de incentivo financeiro que permite uma melhor articulação das quadrilhas juninas;  estruturação técnica de fortalecimento na história dos municípios cearenses que detém essa tradição bastante popular.

O evento dos Festejos Ceará Junino (XXIV), repleto de animação que iniciou na região do Cariri. Com o tema: “De Caiçara a Sobral: São João de Tradição e Inovação na Cidade do Futuro”, a programação é gratuita e diversificada, com a realização de 21 festivais em várias regiões do Ceará, reunindo mais de 200 quadrilhas e mantendo viva a rica tradição cultural do São João no estado, rumo ao grande Campeonato Estadual que acontece nos dias 25 a 28 de julho na cidade de Sobral/CE.

Em todas as regiões do Ceará já é observado nas muitas cidades o clima organizacional dos grupos com a tradição Junina, é o caso da Quadrilha Estrela do Sertão da cidade de Canindé Ceará que realizou a sua primeira apresentação (em 16.06.24) para sua comunidade.

Toda quadrilha junina tem um histórico que acumula participações em festivais e apresentações. Sendo assim, a quadrilha Junina ESTRELA DO SERTÃO – mostra diversas características dentre elas: pertencente ao Assentamento Santa da Cal, Pé da Serra do Bonito e Distrito Bonito, Canindé CE; vem da base da cultura camponesa; criada (em 2009) por jovens das comunidades objetivando dançar a “festa mais linda do ano,  visando divulgar a tradição cultural, – “tão popular na nossa região”.

Em 2024 a Quadrilha Junina Estrela do Sertão apresenta uma temática de encher os olhos de belezas no qual emociona e permite levar o público (o telespectador) a viajar e reviver o mundo mágico do circo embalado pela trilha sonora bem marcante. O tema é: “CIRCO ESTRELA EM UMA NOITE DE SÃO JOÃO”, no qual a história de amor e de reencontros tem a junção do mundo mágico do circo ligando a enorme paixão pela Festa de São João.