A vereadora e presidenta do PSDB de Goiânia (GO) Aava Santiago foi para a cima do absurdo do ‘PL do Estupro’ e desafiou o autor da proposta, deputado bolsonarista Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), a se pronunciar sobre os inúmeros casos de pastores pedófilos e estupradores.
“O deputado Sóstenes verbalizou que o PL que quer fazer crianças mães e estupradores pais é um teste para o presidente Lula. O deputado é muito corajoso pra usar o massacre de crianças para barganhar com o Planalto em troca de cargos, mas NUNCA deu UM PIO sobre pastores que estupram”, escreveu.
Aava é mulher pentecostal, membra da Assembleia de Deus e atua com a defesa de mulheres e das infâncias. Não é de hoje que ela denuncia o discurso eleitoreiro, para ganhar eleição, e inconsistente dos fundamentalistas e reacionários de “proteção à vida e à família”.
Sobre o absurdo do ‘PL do Estupro’, ela gravou um vídeo no Instagram. Ela chama a atenção para os números alarmantes de violência sexual contra mulheres no Brasil. “Apesar da subnotificação, um estupro é registrado a cada oito minutos. Uma estatística semelhante a países em situação de guerra”, escreveu.
“Enquanto pouco se discute ou propõe para minorar essa tragédia, no Congresso Nacional, a bancada evangélica se ocupa em tentar imputar como criminosas meninas e mulheres que passam por essa experiência dolorosa com o vergonhoso objetivo de ‘testar’ o compromisso do presidente Lula com os evangélicos”, comentou.
“É preciso expor fraturas e questionar até quando iremos aceitar a apropriação superficial das pautas defesa da vida e defesa da família de forma eleitoreira, irresponsável e sem eficácia prática. Defender a vida é lançar mulheres traumatizadas na cadeia enquanto os estupradores estão soltos? Defender a vida é colocar uma adolescente abusada em risco de morte num parto? Defender a família é revitimizar meninas violentadas para fazer barganha com o Governo Federal?”, questionou.
“Defender a família é fazer política pública para a primeira infância. Defender a família é incluir mulheres que sustentam seus lares no orçamento público. Defender a vida é dar a uma mulher que foi violentada condições de recomeçar.
Malocrente e antibolsonarista
Na biografia da conta dela no X, se descreve: “Estou vereadora; sou malocrente: maloqueira + crente; socióloga; ativista por mulheres, direitos humanos e escola pública; flamenguista, esposa, mãe&bonita”
Aava viralizou nas redes sociais durante a campanha presidencial de 2022, quando disse que o bolsonarismo busca sequestrar a fé e destruir a comunhão dos espaços religiosos.
Membra da Assembleia de Deus, Santiago explicou sua decisão se deu diante da tentativa do bolsonarismo em “sequestrar a fé” e destruir o trabalho da comunhão.
Em outubro de 2022, ela falou sobre o sequestro da pauta cristã pelo bolsonarismo em uma entrevista ao Estúdio I, na Globo News.
Publicado na Revista Fórum
Créditos: Divulgação PSDB – Aava Santiago