21 de novembro de 2024
Coluna Panorama Político com os destaques e bastidores da política | Por Tarso Araújo

Foto: Reprodução/Internet

COLUNA PANORAMA POLÍTICO

POR TARSO ARAÚJO


BRIGA ETERNA

E parece mesmo que a briga entre o prefeito de Fortaleza, José Sarto e o governador Elmano de Freitas não tem fim. Cada oportunidade o prefeito da capital cearense aproveita para criticar alguma coisa do governo do Ceará ou para criticar o que segundo ele, não foi feito. A imprensa copia tudo e divulga. A última da semana foi sobre a segurança pública.


DEBATENDO OS PROBLEMAS

E o pré-candidato a prefeito pelo Crato, empresário Márcio Bilhar (PRTB) correndo um lado para o outro se reunindo com as comunidades. Márcio esteve essa semana em várias reuniões com lideranças populares. No Bairro Seminário conversou com a população e debateu as reivindicações da comunidade. Na pauta também a Ambiental Crato, que é alvo de muitas reclamações nos bairros.


LULA NA UFC

Em sua vinda ao Ceará no próximo dia 20 de junho o presidente Lula (PT) vai receber o título de doutor Honoris Causa na Universidade Federal do Ceará (UFC). A entrega do título será na Concha Acústica da UFC quando presidente anuncia obras para nosso estado. Uma coisa é certeza: o presidente vai ter que encarar uma manifestação do pessoal da UFC em greve.


LEI DAS FALÊNCIAS

A Comissão de Desenvolvimento Econômico da Câmara dos Deputados irá discutir, em audiência pública, a lei 14.112/2020, conhecida como a nova Lei de Falências. O debate veio por meio de um requerimento do deputado Luiz Gastão (PSD) aprovado por unanimidade no colegiado.


CAMPOS SALES

O prefeito de Campos Sales João Luiz (PT) tem muito o que comemorar. Conseguiu mais de 4 milhões de investimentos para sua cidade. O último foi a destinação de 1 milhão de reais pelo Governo do Estado do Ceará para a reforma das praças da cidade.


RELATOR DO ORÇAMENTO

O deputado federal Yuri do Paredão (MDB) vem conseguindo feitos positivos em seu primeiro mandato. E surpreendendo alguns. Ele agora foi anunciado relator do Orçamento 2025, na Câmara dos Deputados.


PALAVRA CORRETA

O deputado José Guimarães (PT), líder do Governo Lula na Câmara dos Deputados falou a seus correligionários que falta um “comando político mais estrategicamente centralizado” no governo. Disse também que às vezes perde o sono por conta da tensão e das pressões. O papel de Guimarães no Congresso é estratégico e ele acerta na necessidade de o governo saber ter interlocução com o congresso, com a sociedade e com os movimentos sociais. Acertou tudo.


PERSEGUIÇÃO

Deputados federais bolsonaristas estão atacando pesquisadores do Rio de Janeiro (do Laboratório Unilab) que fizeram uma pesquisa sobre fake news e desinformação acerca das enchentes no Rio Grande do Sul. Gustavo Gayer e Paulo Bilynskyj resolveram convocar os pesquisadores da UFRJ para uma audiência pública na Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado da Câmara dos Deputados. Eles querem questionar os resultados de uma pesquisa do NetLab que mostra a atuação das fake news sobre o Rio Grande do Sul durante as últimas enchentes.


DEU NA IMPRENSA

O deputado pastor Henrique Vieira (PSOL/RJ), líder e fundador da Igreja Batista do Caminho, publicou em suas redes sociais um vídeo onde faz uma crítica contundente ao papel da bancada evangélica no Congresso Nacional e critica os parlamentares que fazem uso da fé alheia para “impor um projeto violento de sociedade”. A declaração do pastor Henrique Vieira vem na esteira da aprovação do regime de urgência do PL do Estupro, que visa equiparar o aborto após a 22ª semana ao crime de homicídio, com pena que pode chegar a 20 anos de reclusão, maior do que aquelas previstas para os estupradores, que variam de 2 a 11 anos. (Revista Fórum)


SOMOS UM AFEGANISTÃO?

A extrema-direita brasileira disse milhares de vezes que se o Lula fosse eleito presidente do Brasil iria transformar nosso país numa Venezuela. No segundo ano de seu mandato a extrema-direita, junto com Artur Lira e o centrão tentam transformar o Brasil em um Afeganistão, onde a lei e as decisões são tomadas com base na religião.