22 de novembro de 2024
p.4 - Cármen Lúcia

COLUNA PANORAMA POLÍTICO

POR TARSO ARAÚJO

ELEIÇÕES LIVRES E DEMOCRÁTICAS

A sociedade brasileira se encontra numa batalha fundamental para nossa sobrevivência como nação: a luta pela soberania nacional, pela democracia e por eleições livres. Falamos isso, pois em 8 de janeiro de 2023 o bolsonarismo tentou dar um golpe de Estado frustrado pela sociedade e por instituições que funcionaram. A posse de Carmen Lúcia como presidente do Tribunal Superior Eleitoral marca novo momento da luta da sociedade brasileira por eleições democráticas e livres. Em sua posse disse que teremos isso em 2024. A luta pelo Brasil continua.

SEM SEGUNDO TURNO

Acredito que esteja resolvido que Juazeiro do Norte não terá segundo turno nas eleições municipais deste ano. Fica mesmo para 2026. E todos às urnas em 6 de outubro.

COBERTURA DO LEIA SEMPRE

Fique ligado no jornal Leia Sempre Brasil toda sexta-feira e no nosso boletim Panorama Político toda quarta-feira para a cobertura das eleições municipais 2024. O Leia Sempre já começou essa cobertura trazendo diariamente em nosso portal informações das eleições em todo o Brasil. Fique ligado e bem informado com a gente.

SOBRAL À VISTA

Izolda Cela em breve deve ser confirmada como pré-candidata a prefeita de Sobral. Nos bastidores o Partido dos Trabalhadores já confirmou apoio à Izolda. Um calo no sapato de Ciro Gomes e seu PDT indefinidos até agora no cenário político de Sobral.

PDT DE BARBALHA

Em Barbalha o PDT entra com força na disputa eleitoral de 2024. O partido já rompeu com o prefeito Guilherme Saraiva (PT) que não prestigiou os pedetistas em seu governo. Agora, o PDT fica na oposição barbalhense que em breve anuncia quem é o pré-candidatura a prefeito.

JOGO DE EMPURRA

Na briga política entre o governador Elmano de Freitas e o prefeito de Fortaleza José Sarto a população perde logo de cara, pois, projetos em parcerias dos dois governantes e poderes poderiam estar sendo encaminhados e efetivados. Nessa briga política, Elmano disse recentemente não ter sido procurado pelo prefeito de Fortaleza. O que temos claro é que José Sarto deveria se afastar das contendas e se preocupar mais com a cidade de Fortaleza. Isso poeira ajudá-lo na gestão.

PEC DAS PRAIAS

A chamada PEC das Praias não pegou bem para os políticos e empresários que de olho nesse queijo saboroso querem  aprovar a possibilidade de entregar pedaços do nosso litoral para a iniciativa privada. A verdade é que a PEC quer mesmo é privatizar nossas praias e não tem Flávio Bolsonaro e Espiridião Amin que nos prove o contrário. Um horror saber que iremos privatizar praias no Brasil. Pobre agora pode até ser proibido de sair de casa.

OLHO NA DEMOCRACIA

A sociedade brasileira precisa ser mais inteligente na hora do voto. Não digo em quem o eleitor deve votar. Mas a maioria do povo brasileiro tem renda baixa, ganha dinheiro com muito esforço, tem salários horríveis e vota de forma esmagadora em gente rica, abastada que não liga para pobre ou trabalhador.  Depois não tem como reclamar quando privatizarem postos de saúde e escolas, como se faz no Paraná.

PL E A JUSTIÇA

O Partido de Jair Bolsonaro o PL tem 35 deputados federais que estão com algum processo na Justiça. São investigados em inquéritos ou réus em ações penais. A informação foi publicada pelo Congresso Em Foco. Dentre os parlamentares estão André Fernandes, Bia Kicis e Carla Zambelli.