Prezada comunidade acadêmica,
Em 5 de junho de 2013, em uma quarta-feira como hoje, foi criada a Universidade Federal do Cariri (UFCA).
Nesta data, em que celebramos a passagem de seus primeiros 11 anos e refletimos sobre passado, presente e futuro (como é costume fazer nos aniversários), podemos afirmar com serenidade que nossa Universidade tem vencido as sucessivas provas do tempo, tendo contribuído de maneira significativa e em escala crescente para sua missão de interiorização e democratização do ensino superior gratuito e de qualidade – não apenas no Cariri, mas em todo o Ceará e para além das divisas do estado.
Com muita determinação da sua comunidade acadêmica, a UFCA obteve muitas conquistas ao longo dos anos: aumentou consideravelmente o número de estudantes, expandiu os cursos de graduação e de pós-graduação, passou a ofertar cursos a distância, aprofundou sua inserção regional, entre outros feitos – tudo isso sem abrir mão do compromisso com a excelência acadêmica. Neste último ano, especificamente, a UFCA, a muitas mãos, acumulou feitos importantes.
No campo acadêmico, ultrapassamos a marca de 5 mil estudantes matriculados (considerando graduação e pós) e aprovamos 3 novos cursos de mestrado. Na direção de fortalecer as estruturas democráticas da instituição, a Reitoria passou a funcionar no campus sede; foi criada a Secretaria de Ações Afirmativas, Diversidade e Equidade e, ainda, foi aprovada a resolução de ações afirmativas na pós-graduação.
Em termos de apoio à permanência, as bolsas estudantis oferecidas pelos vários programas e projetos da UFCA tiveram aumento no valor e também na vigência. Em estrutura, a UFCA entregou projetos como a urbanização do campus Crato e a instalação de projetores em mais de 100 salas de aula, em todos os campi da Universidade.
Na gestão administrativa, a UFCA adotou metodologia fundamentada em dados acadêmicos para auxiliar a expansão dos cursos; inaugurou um modelo de descentralização de recursos para as unidades acadêmicas; iniciou ciclo itinerante de diálogos envolvendo toda a comunidade acadêmica, entre outras ações.
A nossa Universidade cresce e aprimora sua atuação devido à convergência de muitas cabeças e corações, seja de estudantes, docentes, técnicos, servidores terceirizados ou de parceiros externos que abraçam a causa da educação superior no Cariri cearense. A UFCA também tem seus desafios, evidentemente.
Estes 11 anos testemunharam muitas lutas, principalmente em relação a orçamento. Como as demais universidades da rede federal, a UFCA tem, há muitos anos, sofrido com reduções orçamentárias, dificultando sua ação em várias áreas.
Também causa preocupação a situação funcional dos servidores técnicos e dos servidores docentes, cujas carreiras precisam de readequações urgentes, inclusive em termos remuneratórios, para compensar a defasagem salarial dos últimos anos. Não à toa, há no país, hoje, um forte movimento de greve em grande parte das instituições federais de ensino, entre as quais está a UFCA.
As adversidades são inerentes a qualquer caminhar. A comunidade universitária da UFCA enfrentou muitos desafios nestes 11 anos de existência. No entanto, mesmo em meio a todos eles, perseveramos, lutamos, aprendemos lições importantes, travamos batalhas, perdendo algumas e ganhando outras – felizmente, mais ganhando do que perdendo.
Nos anos e nas décadas do porvir, seguiremos em frente, na luta pela educação de qualidade, com fé, coragem e convicção de que esse trabalho, ainda que árduo, sempre vale a pena. À UFCA e a todas as pessoas que fazem sua comunidade acadêmica, nossos votos de feliz aniversário!
Juazeiro do Norte, 5 de junho de 2024.
Prof. Silvério de Paiva Freitas Júnior Reitor
Profa. Ledjane Lima Sobrinho Vice-Reitora
Carta da Reitoria pelos 11 anos da UFCA
Fonte: https://ufca.edu.br