22 de novembro de 2024

 

O deputado federal Idilvan Alencar realizou, na última terça-feira (16), uma audiência pública, na Câmara dos Deputados, para discutir as condições das escolas e dos professores e profissionais para atender alunos com Transtorno do Espectro Autista e outras deficiências.

A audiência, proposta e presidida pelo parlamentar, contou com a participação de representantes de órgãos educacionais e especialistas como o Ministério da Educação (MEC), União Nacional dos Dirigentes Municipais da Educação (Undime), Sindicato União dos Trabalhadores em Educação de Fortaleza (Sindiute), além de deputados de vários estados.

Durante a discussão do tema foi constatado a existência de uma demanda urgente das escolas brasileiras quando se trata de capacitação dos professores, dos profissionais e de infraestrutura adequada para receber esses alunos.

Diante dessa realidade, o parlamentar sugeriu ampliar o debate colocando no centro da discussão os “principais atores da pauta”: estudantes autistas ou com outras deficiências e suas famílias.

“Essa pauta é urgente e necessária e estarei comprometido com ela”, garantiu.

Idilvan comentou ainda que nos próximos dias irá protocolar um novo requerimento para continuar o debate, desta vez com um seminário no estado do Ceará.