22 de novembro de 2024

 

          E foi ao som de muito forró e xote que o Complexo Ambiental Mirante do Caldas (CAMC), equipamento da Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima, gerido pelo Instituto Dragão do Mar (IDM), comemorou, no último sábado, 13, o aniversário de 1 ano da Feira Mirarte Caldas de produtos Orgânicos e Artesanais.

Esse projeto fomenta a economia criativa e a geração de renda na comunidade local, valorizando os saberes e fazeres dos microempreendedores, oportunizando e fortalecendo o turismo de base comunitária da Vila do Caldas.

Com a primeira edição sendo em abril de 2023, de lá para cá, já são 27 edições realizadas e mais de 7 mil visitantes. Cada artesão e produtor orgânico local participou da construção das barracas com material reutilizado. O sucesso se espalhou em uma proporção que a feira se tornou itinerante, e já ocupa outros espaços culturais através do Mirarte Itinerante, como o Complexo Ambiental Caminhos do Horto, entre outros locais.

Durante o evento, a Gestora do CAMC, Charmene Rocha, agradeceu o empenho de todos para que o referido projeto venha se consolidando na região do Cariri, e enalteceu a importância da parceria com os moradores da comunidade do Caldas. “É com muita alegria que estamos festejando o aniversário de 1 ano desse projeto lindo que é a Feira Mirarte Caldas. Com a parceria do Mirante e os produtores, vamos construindo e fortalecendo a economia criativa e a geração de renda da Vila do Caldas”, disse.

Para a produtora Maria Aparecida, mais conhecida como Cida, fazer parte da feira é um sonho que vem se realizando e ganhando força. “Começamos pequenos, mas já conquistamos muito espaço por essas cidades. Temos muito o que agradecer a equipe do Mirante pela ajuda e apoio que vem nos dando nesse tempo que estamos produzindo e levando nossas coisas para outros lugares”.

Para abrilhantar o aniversário da Feira Mirarte Caldas, os artistas Fábio Carneirinho e Cabras de Lampião colocaram o público para dançar e animaram mais ainda as comemorações.