O filme Pra Frente Brasil de 1982 é um dos mais relevantes filmes brasileiros dos últimos tempos e revela que durante a Ditadura Militar no Brasil a polícia e as forças armadas trabalhavam de forma violenta contra a sociedade brasileira.
Na paranoia de uma ditadura formada por forças de segurança violentas e antidemocráticas o Brasil foi retratado neste filme como ele realmente era: as pessoas que viviam sob o famigerado AI-5 eram vítimas de todo o tipo de violência e arbitrariedade por parte do Estado brasileiro.
Lógico que o filme escolheu um caminho que mistura a história de uma família comum do Rio de Janeiro e seu cotidiano com a ditadura e seus ilegalidades. Na história, um cidadão comum de classe média é confundido com um ativista de um grupo de esquerda, fortemente combatido pela ditadura.
Jofrei Godoi da Fonseca é então preso e torturado e sempre acusado sem prova alguma de crimes que jamais pensou em cometer, ou seja, o crime de ser contra uma ditadura criminosa. Num determinado momento do filme, o Jofrei (vivido por Reginaldo Farias) questiona tudo, e confessa a si mesmo como um homem trabalhador, casado, pai de família, pagador de impostos e apolítico. Não adianta absolutamente nada. Ele continua sendo torturado.
O filme se passa em 1970 e mistura momentos do rádio brasileiro, os jogos do Brasil na Copa do mundo do México e a dura realidade brasileira daquele momento.
Mostra também como funcionava os porões da ditadura militar, como os órgãos de segurança se viraram contra a sociedade e como os empresários bancaram os órgãos de repressão e assassinatos. E revela algo simples. Na ditadura militar os inocentes também eram mortos, e o discurso de que somente “terroristas” eram perseguidos era pura falácia.
O filme é bom e conta com atuações interessantes de Reginaldo Faria, Natália do Vale, Carlos Zara, Neuza Amaral e Antonio Fagundes, isso só para lembrar alguns nomes desse brilhante elenco.
O Brasil superou a ditadura militar, mas hoje ainda há quem a defenda. O filme Pra Frente Brasil mostra que nunca devemos querer voltar para essa página que enlameia a história da Democracia no Brasil.