As mulheres são maioria do eleitorado no Brasil. De acordo com dados do Tribunal Superior eleitoral nas eleições de 2022 as mulheres representaram 52,65% do total de eleitores e eleitoras. Uma demonstração de que as mulheres podem decididamente vencer as eleições e precisam ter mais destaque na política nacional.
Por conta disso, e pelo próprio fato que devemos estimular ainda mais a participação das mulheres na política foi de uma infelicidade brutal as palavras do ex-presidenciável Ciro Gomes (PDT) contra a senadora Janaína Farias do PT cearense chamando-a de “assessora de assuntos de cama”.
Uma palavra misógina, preconceituosa, infeliz e irresponsável. A bancada feminina agora quer aprovar um repúdio contra Ciro Gomes no Senado. É pouco, mas importante que isso aconteça.
Sobre o assunto a deputada federal e presidenta nacional do PT Gleisi Hoffman escreveu no X: “Eu não queria, sinceramente, falar mais sobre Ciro Gomes, personagem cada vez menor da vida brasileira. Mas não posso me calar diante das ofensas a uma companheira, a senadora Janaína Farias (PT-CE). Ataque covarde, que merece nossa repulsa. Solidariedade à Janaína e a todas as mulheres que enfrentam o machismo e a misoginia na política e na vida”.
A Secretaria Nacional de Mulheres do PT também classificou o comentário do eterno ex-presidenciável como inaceitável: “O cidadão Ciro Gomes ultrapassou a linha do bom senso, do aceitável. O uso de palavras xucras já é típico de Ciro, e é lamentável vê-lo trilhar o caminho cada vez mais diminuto da política, onde ele encontra na agressão contra a nossa companheira Janaína Farias, que chegou há pouco no Senado, para somar forças ao governo do presidente Lula, a oportunidade de voltar aos jornais. Isso não ficará impune desta forma. Os homens não podem continuar sentindo-se à vontade para ofender a honra e a dignidade das mulheres. Esta política está no passado (e lá deve permanecer), local, talvez, onde Ciro tenha profundo apreço.”
Nascida no município de Crateús, Janaína tem 48 anos e ocupou o cargo de secretária especial na gestão de Camilo Santana durante os sete anos e três meses de gestão do atual ministro da Educação como governador do Ceará. A senadora também ocupou funções nas pastas das Cidades e de Desenvolvimento Agrário na gestão estadual. Antes de assumir o mandato como senadora, Janaína Farias ocupou o cargo de secretária nacional de Gestão, Inovação e Avaliação do MEC. Janaína Farias é formada em Turismo pela Universidade de Fortaleza (Unifor).