Sinal amarelo e quase vermelho para a tentativa de reeleição de Gledson Bezerra à prefeitura de Juazeiro do Norte. Primeira pesquisa publicada nesta terça-feira, 9, pelo Jornal do Cariri revela que o deputado esatadual Fernando Santana com poucos dias de pré-campanha conseguiu um empate técnico na disputa pela prefeitura de Juazeiro do Norte. O resultado da pesquisa publicada pelo JC não é nada bom para Gledosn Bezerra que dizia nos bastidores querer Fernando como adversário na disputa eleitoral deste ano. Conseguiu. E com um detalhe: o governo de Gledson não é bem avaliado e seu principal aliado, o ex-presidente Jair Bolsoanro é muito mal avaliado pela população de Juazeiro do Norte.
MATÉRIA NO JC ABAIXO:
Saiu a primeira pesquisa eleitoral do Jornal do Cariri – Instituto Paraná com a corrida para a prefeitura de Juazeiro do Norte. O prefeito Glêdson Bezerra lidera com 35%. Num empate dentro da margem do erro, Fernando Santana está em segundo lugar, com 32,4%. Atrás, em terceiro lugar, vem o candidato do PSOL, Germano Lima, com 10,4%. Essa pesquisa retrata, hoje, que as eleições estão emboladas e com alta taxa de indecisão em Juazeiro do Norte.
Outra informação obtida nessa avaliação do Jornal do Cariri/Instituto Paraná é o elevado índice de indefinição sobre quem o eleitor juazeirense quer apoiar para ser o seu prefeito. Hoje, esse índice está em 66,9%, numa pergunta espontânea. De cada 10 eleitores, sete ainda não sabem quem irá votar para prefeito. Assim, há muito espaço para o crescimento dos candidatos. Apesar dessa indefinição, os eleitores mostram que estão mesmo divididos sobre o melhor candidato a apoiar. Quando indagados, numa situação eleitoral estimulada, 22,2% dos eleitores não sabem em quem votar e nem responderam. Ou votaram em branco, nulo e nenhum. Esses números revelam que as eleições de Juazeiro do Norte estão abertas. A corrida eleitoral só está começando. O grande eleitor continua sendo Lula: 45,4% dizem que votam com certeza num candidato apoiado por ele.
Já o mais rejeitado é Bolsonaro: 71,7% dos eleitores jamais votaria num candidato apoiado pelo ex-presidente. Outro eleitor influente, o governador Elmano tem o poder alto de transferência: 66,7% dos eleitores, com certeza, votariam ou poderia votar num candidato apoiado por Elmano. Essa pesquisa ouviu 700 eleitores entre os dias 03 e 08 de abril de 2024. A amostra usada é representativa da população da área pesquisada e foi selecionada em duas etapas. A amostra do município de Juazeiro do Norte atinge um grau de confiança de 95,0% para uma margem estimada de erro de aproximadamente 3,8 pontos percentuais para os resultados gerais.