22 de novembro de 2024

COLUNA PANORAMA POLÍTICO

Por Tarso Araújo

 

DEBATENDO PRIORIDADES

Leitores e leitoras chegamos no momento em que cada vez mais nos aproximamos do primeiro turno das eleições municipais deste ano que será dia 6 de outubro. Portanto, o momento agora que se inicia é para podermos ter a oportunidade de debater os destinos das cidades brasileiras. São muitos os problemas acumulados ao longo de décadas de descaso e falta de planejamento. Mas no geral municípios brasileiros em especial no Nordeste tem muita carência de saneamento básico, falta de emprego e a velha falta de resolução para o problema do lixo urbano. Problemas que se avolumam e que precisam ser solucionados.

QUADRA CHUVOSA

Um fato merece destaque nesses dias de muita chuva na Região do Cariri. As chuvas que banham nossas cidades mostram que no geral os municípios precisam avançar em muito em soluções para os problemas dos alagamentos. Quando chove em Juazeiro do Norte, por exemplo, são vários pontos da cidade que ficam alagados e prejudicando a população.

PEQUENOS MIUNICÍPIOS

Um dado do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) relativo a 2022 revela que 44 por cento dos municípios brasileiros tem até 10 mil habitantes. Nesses espaços proliferam os mais variados problemas, desde a dificuldade de atendimento médico, pouca infraestrutura e problemas em áreas como educação e transporte. São vários os temas que os cidadãos brasileiros precisam se debruçar nestas eleições municipais.

CHEGANDO LÁ

Vale um esforço de todos. A cidade de Juazeiro do Norte pode chegar nestas eleições com mais de 200 mil eleitores o que lhe confere a possibilidade de segundo turno eleitoral. Ou seja, se não resolver a parada no dia 6 tem o dia 27 de outubro para os juazeirenses saberem quem será o próximo prefeito ou prefeita. Mas faltam ainda pouco mais de 6 mil inscritos. Vale um esforço e divulgar que quem ainda não tirou o título ou transferiu tem a chance de contribuir e Juazeiro do Norte ter segundo turno já nestas eleições municipais.

PERDENDO FILIADOS

O PDT na cidade de Barbalha já perdeu dezenas de filiados. A perda é resultado da saída da legenda do governo de Guilherme Saraiva (PT) e agora ficar na oposição. O presidente Geraldo Sinézio disse estar tranquilo e que na oposição o PDT pode eleger novos vereadores.

MAIS TRANQUILO AINDA

O ex-prefeito Rommel Feijó a principal liderança da oposição em Barbalha disse a este colunista estar tranquilo e que a oposição vai ter uma chapa majoritária para disputar a prefeitura contra Guilherme Saraiva. Feijó adiantou que no momento exato a população saberá quem serão os candidatos da oposição. Ele disse que na oposição o clima é de muito diálogo.

MAIS CULTURA

O presidente Lula sancionou nesta semana a lei que cria o Sistema Nacional de Cultura. A lei teve como relator o deputado federal cearense José Guimarães (PT). A assinatura se deu no Pernambuco. A Essa nova lei visa fortalecer e democratizar o acesso à arte e à cultura em todo o país.

DEBATES NO PARTIDO VERDE

A partir desta sexta-feira, 5, a Fundação Herbert Daniel vinculada ao Partido Verde realiza o “Seminário Verde Brasil” unindo militantes, simpatizantes e filiados do PV. O evento será online e vai debater temas como a conjuntura política nacional, mudanças climáticas, as cidades e estratégia eleitoral.

DE OLHO NA CÂMARA

O jornalista e radialista Roberto Crispim confirmando que é pré-candidato a vereador pelo Partido dos Trabalhadores. Crispim trabalha na Rádio 100 FM e vai fortalecer a Federação da Esperança.

DEUS NOS ACUDA

O momento atual pé de um Deus nos acuda para quem tem mandato e não está conseguindo uma legenda para tentar a reeleição. Nesta sexta-feira, 5, termina o prazo das filiações e principalmente para quem tem mandato muita coisa vai ser resolvida nos últimos minutos da noite de hoje.

FILIAÇÕES AO PV

A assistente social Darla Lobo confirmando filiação e sua pré-candidatura à vereadora pelo Partido Verde de Juazeiro do Norte. Quem também confirma filiação ao PV é o sindicalista e ex-vereador Cledmilson Vieira.