Pela terceira vez na história, a Viradouro, escola que representa a cidade de Niterói no carnaval do Rio de Janeiro, conquistou o título do Grupo Especial.
A Grande Rio dividiu a liderança da apuração até o sexto quesito, Enredo, quando perdeu três décimos, deixando a Viradouro como primeira colocada, com pontuação perfeita – situação que seguiu até o fim.
A Viradouro terminou a apuração com 270 pontos – o máximo possível. A vice-campeã foi a Imperatriz Leopoldinense, que somou 269,3.
Na sequência vieram Grande Rio (269,2); Salgueiro (269); Portela (268,9) e Vila Isabel (268,8). Todas essas voltam à Sapucaí no próximo sábado (17), no desfile das campeãs. A Porto da Pedra (264,9 pontos) ficou em último e foi rebaixada. A vantagem da Viradouro foi tão grande que tirou até mesmo o risco de ter o título cassado devido a um possível descumprimento de regras.
Isso porque, antes da apuração começar, foi anunciado que a escola poderia perder 0,5 ponto por ter excedido o número máximo de pessoas se apresentando ao mesmo tempo na comissão de frente. Como terminou a apuração com 0,7 ponto a mais que a segunda colocada, uma eventual punição não fará diferença na prática.
A Viradouro foi a última escola a passar pela Sapucaí, já com o dia amanhecendo na terça-feira de Carnaval, e impressionou a todos com um desfile tecnicamente impecável.
Fonte: Brasil de Fato