10 de novembro de 2024

Reunindo dança e educação em territórios remanescentes quilombolas, a Escola Porto Iracema das Artes – equipamento da Rede de Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerida em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM) – promove, no sábado, dia 2 dezembro, a oficina “Consciência Somática e Territorialidade”. O encontro, gratuito e aberto ao público, será ministrado pela artista Candai Calmon (BA). O evento ocorre no Quilombo Água Preta (Tururu – CE).

A oficina faz parte de um projeto de dança e educação que ocorre em territórios e remanescentes quilombolas desde 2018. A iniciativa tem desenvolvido ações a partir de investigações que articulam encontros comunitários para práticas artísticas imersivas, gratuitas e direcionadas às mulheres quilombolas. A atividade circunda o eixo corpo-memória-comunidade, promovendo o desenvolvimento corporal, artístico e identitário por meio das artes do corpo e de suas tradições locais e de suas oralituras. Constrói, a partir das bases da biodança – eixo negro e sul discursivo – investigações corporais sobre as manifestações das danças negras comunitárias no Quilombo, entrelaçando os saberes que conformam a ontologia negra, mais notadamente, na Bahia, onde Candai Calmon reside.

Com o viés voltado para o desenvolvimento corporal, artístico e identitário, a oficina convida pessoas interessadas para um momento de exploração cultural e investigação das manifestações de danças negras comunitárias no Quilombo.

A oficina faz parte do desenvolvimento do projeto “Narrativas Dançantes de Água Preta”, integrante da atual edição do Laboratório de Dança da Porto Iracema das Artes, cuja proponente é a artista Agricelha Andrade.

Via Lei Federal de Incentivo à Cultura, os Laboratórios de Criação da Porto Iracema das Artes contam com o Patrocínio Master da Solar Coca-Cola.

Sobre Candai Calmon
Mestra em Dança e Bacharel em Estudos de Gênero e Diversidade pela UFBA, Técnica em Dança pela FUNCEB e pela Escuela de Danza Casarrodante (Montevideo/Uy). Artista convidada nas residências de arte contemporânea da América do Sul em Chicago, nos programas “Close To There” e Mobilidade Artística” (2018,2019). Desde 2017 coordena pequenos projetos que cruzam o campo de criação em Dança com as relações raciais, de gênero e da educação popular. Em 2018, iniciou projeto de dança CorpoTerritório (www.corpoterritorio.com), com aprofundamento da criação em dança e no autocuidado com comunidades rurais dos quilombos do Brasil e dos Estados Unidos. Em 2010 obteve o prêmio Setorial de Dança com o livro Sussurros no Quintal do Quilombo: Tessituras Femininas para um Futuro Humanitário, publicado em 2023.

Sobre a Escola
A Porto Iracema das Artes é a escola de formação e criação em artes do Governo do Estado do Ceará, equipamento da Rede de Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerida em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há dez anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.

Serviço
O quê: Escola Porto Iracema das Artes realiza oficina “Consciência Somática e Territorialidade”, com artista Candai Calmon
Onde: Quilombo Água Preta (Tururu-CE)
Quando: sábado, 02 de dezembro
Horário: 15h
Gratuito e aberto ao público