22 de novembro de 2024

Com o interesse crescente na mixologia e coquetelaria unido à praticidade, produtos para serem misturados com bebidas alcoólicas já representam 10% das vendas do segmento.

Atualmente, cinco dos dez principais lançamentos na categoria de bebidas alcoólicas são produtos que recriam drinks prontos, conforme aponta o levantamento da Scanntech, líder em inteligência de dados para o varejo. Um dado que comprova o crescente interesse do consumidor é que esses preparados já representam 8% do total de produtos vendidos dentro da categoria, algo que não existia no ano passado. Esses lançamentos representam, ao todo, 10% das vendas em uma categoria que conta com produtos já bem consolidados, como as bebidas utilizadas como base alcoólica, podendo ser vodka, gin, cachaça, whisky (entre outros destilados), e até mesmo cerveja ou vinho.

A novidade ganhou popularidade durante o Carnaval, mas é durante o verão, no início de 2024, que esses produtos devem se consolidar nas prateleiras. Na maioria dos casos, eles simulam drinks já conhecidos, como gin e tônica, moscow mule, whisky e cola, caipirinha, e podem até incorporar regionalidades.

O estudo da Scanntech também aponta que, em 2023, 44% das vendas dessas misturas alcoólicas estão concentradas em compras com perfil de reposição, seguidas por compras pequenas (normalmente destinadas ao consumo imediato) e, por último, compras de abastecimento.
“Essa tendência de venda está associada ao interesse crescente na mixologia e coquetelaria. Os conteúdos desses produtos não exigem nenhuma preparação complexa prévia, sendo algo prático e conveniente tanto para o consumo em casa quanto para o consumo ‘on-the-go'”, explica Luiza Morais, Head de Atendimento para Indústria da Scanntech.

No geral, o segmento de Bebidas Alcoólicas vem apresentando, em 2023, uma tendência de aumento nas vendas, acumulando um aumento de 6,4% em comparação com 2022, apesar de uma retração nas vendas em unidades, que chega a quase 2%.

A conclusão é que as oportunidades dentro do segmento de bebidas alcóolicas no varejo alimentar estão indo muito além da clássica garrafa long neck de vodka com limão.

Sobre a Scanntech
Originária do Uruguai, a Scanntech chegou no Brasil em 2013 e cresceu rapidamente. Revolucionando o modo de se usar informações de mercado, a Companhia desenvolveu uma plataforma de inteligência granular, ágil e acionável, que permite a identificação de oportunidades para alavancar os resultados do varejo e da indústria. Usada por 8 em cada 10 top varejistas e mais de 200 indústrias, com média de satisfação de 9,6%, a Scanntech analisa mais de 9 bilhões de tickets por ano, processados automaticamente, sem manipulação humana mais de R$ 680 bilhões de mais de 40 mil PDVs do varejo alimentar, para oferta de insights.