22 de novembro de 2024

A participação da sociedade como um todo no processo político é um sinal de uma sociedade vigilante e politizada. E mais ainda, que não se deixa enganar por discursos extremistas, do ódio ou oportunistas.

Uma sociedade que vigia a atuação dos políticos e do empresariado também sabe seus direitos e deveres e está consciente da forma correta de cobrar.

Infelizmente isso não acontece no Brasil. Precisamos cultuar uma politização na sociedade brasileira que seja vigilante com os políticos, com os empresários, com as corporações, que seja crítico, que saiba reclamar e que não aceita toda explicação como algo messiânico.

Não existem mitos nem heróis na política brasileira. Existem homens e mulheres atuando e muitas vezes atuando dentro de seus próprios interesses e às vezes de interesses que sequer a sociedade tem ideia.

A sociedade brasileira precisa ser mais vigilante com os processos políticos. Com a atuação de homens e mulheres na vida pública. Cobrar projetos, ações, programas e ideias que melhorem a qualidade de vida da população, que melhore nossa economia, que gere emprego e renda para a ampla maioria da população.

O cidadão não pode ser todo o tempo vítima dos poderosos ou do Estado. Precisa ter seus direitos garantidos. Ao mesmo tempo, o cidadão precisa cumprir suas obrigações. É civilizatório quando um povo, uma nação, uma sociedade sabem fazer respeitar seus direitos e deveres.

editorial do jornal Leia Sempre Brasil
03.11.2023
Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil