23 de novembro de 2024

A Região do Cariri sempre foi noticiada pela imprensa de forma geral como o berço da cultura, não apenas do Ceará, mas do Nordeste. Lógico que a cultura nordestina é ampla, vasta, com inúmeros personagens que não cabem numa edição de jornal apenas.

Mas essa cultura tem vários componentes e podemos afirmar sem medo de errar que a Região do Cariri de forma geral dá uma forte contribuição para a cultura cearense e nordestina. E também brasileira.

Se formos falar de tempos que passaram, podemos resgatar grandes artistas, suas obras, mas também personagens que compuseram nossa história real. A existência de personagens da cultura e da política, do cotidiano, personagens engraçados e alguns quase esquecidos.

A verdade é que atualmente, historiadores e variados pesquisadores começam a chegar à conclusão de que há muito ainda a ser estudado, escrito e divulgado. Nossa cultura é gigantesca e a contribuição ao Brasil é similar à força da nossa cultura.

Nesses dias que vivemos, estamos observando o Cariri vivendo uma efervescência cultural. Após alguns anos de negacionismos, terraplanismos e extremismos, nada melhor do que comemorar a tranquilidade com cultura, música, contação de histórias, resgate das histórias da cultura e da vida real, com o teatro e outras inúmeras manifestações da nossa cultura popular.

Foto: Jr Panela