22 de novembro de 2024

Falando de Esporte é uma coluna assinada por Dudu Correia que traz informações e análises sobre o esporte, principalmente o futebol no Cariri, no Brasil e no mundo.

COLUNA FALANDO DE ESPORTE
POR DUDU CORREIA
Jornal Leia Sempre Brasil
Edição nº 176 – 04.08.2023

NÃO DEU PARA O BRASIL
A Copa do Mundo Feminina de Futebol 2023 terminou para a seleção brasileira. O time da treinadora Pia Sundhage não esteve bem nos jogos contra a França e Jamaica e terminou sendo eliminada. A seleção brasileira teve um comportamento positivo no primeiro jogo contra o Panamá. Os dois últimos jogos foi uma coleção de falta de entusiasmo, decisões atrasadas da treinadora e falta de ânimo das jogadoras. O Brasil mais uma vez ficou devendo. Uma vergonha que entra para a triste galeria das vergonhas nacionais envolvendo nossa seleção.

DESPEDIDA DE MARTA
A jogadora Marta foi à Copa do Mundo e terminou seus jogos em copas com um empate sem gols contra a Jamaica. Nesse jogo a seleção produziu muitos passes, mas errou bastante nas finalizações. Não poderia ser outro o resutlado. A Jamaica mal chutou ao gol. Faltou ao Brasil vontade e garra para vencer em campo. O time parecia estar num racha e não em uma disputa de morte pela classificação às oitavas da copa do mundo.

SURPRESA COLOMBIANA
Nessa copa do mundo podemos apontar algumas decepções e outras surpresas. No campo das decepções acho que até agora Estados Unidos e França devem, mesmo que tenham se classificado. O futebol ainda não está bom. O Brasil nem se fala. Mas uma grata surpresa é a seleção da Colômbia que fez um belíssimo jogo contra a Alemanha. A Colômbia demonstrou postura ofensiva contra a Alemanha e tranquilidade para definir.

O COMEÇO DA MUDANÇA
Esperamos realmente que os dirigentes do futebol no mundo inteiro tenham mais sensibilidade quando o debate for o futebol fmeinino. Acreditmaos que essa copa de 2023 é um marco important epara o denseovlimento do futebol fmeinino, com a chegada d emais investimentos, mais preocupações co messa modalidade, mais apoio. A FIFA aponta nesse cmainha e isso é importante. Que venham outras copas femininas co mess amesma pegada e jogos sensasionais.

BRASIL NÃO PODE PARAR
A desclassificação não pode ser usada de forma equivocada ou desonesta contra o futebol feminino no Brasil. O desastre aconteceu, e é coisa do futebol. Isso acontece. Mas o Brasil vem investindo muito no futebol feminino. Os times brasileiros começam a montar suas equipes e isso precisa fazer parte do planejamento dos time. O futebol feminino ainda tem um longo caminho a percorrer, mas já está no caminho.

DONAS DA CASA
A seleção da Austrália, pelo menos nesta primeira fase, terminou em primeiro lugar e agora nas oitvaas joga no mata-mata contra a Dinamarca. Nessa primeira fase, quase não vence a Irlanda, tropeçou na Nigéria e goleou o Canadá em um jogo sensacional, onde as australianas mostraram superioridade técnica e tática. Um final que coroou o trabalho feito até o momento. Que venha a Dinamarca.

APAGÃO CHINÊS
A seleção chinesa decepcionou todo mundo. Para quem esperava mais as chineses levaram na última rodada uma sonora goleada por 6 a 1 da Inglaterra que em minha opinião chega muito forte nesse mata mata. As singlesas jogam contra a Nigéria. A China já deve ter votlado para casa.

OITAVAS DE FINAL

Sábado, 05/08
Suíca X Espanha – 2h
Holanda X África do Sul – 23h
Japão X Noruega – 5h

Domingo, 06/08
Suécia X Estados Unidos – 6h

Segunda, 07/08
Austrália X Dinamarca – 7h30min
Inglaterra X Nigéria – 4h30min

Terça, 08/08
França X Marrocos – 8h
Colombia X Jamaica – 5h