23 de novembro de 2024

O Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran-CE) recolheu, entre os meses de janeiro e junho deste ano, um total de 1.586 animais abandonados em diversos trechos das rodovias estaduais (CEs). O trabalho tem o objetivo de garantir a segurança viária dos condutores e preservar vidas.

O Detran-CE conta com equipes treinadas para a captura segura dos animais, com caminhões apropriados e equipados como rampa hidráulica para facilitar a locomoção de cada espécie apreendida. Todos os animais recolhidos são cadastrados e aguardam o prazo de sete dias para que os donos se apresentem e possam retirá-los.

Caso o tutor não resgate o animal, ele é encaminhado à fazenda do Detran-CE, no município de Santa Quitéria, com toda a estrutura necessária para o acolhimento dos animais resgatados, que são acompanhados por profissionais qualificados e recebem todos os cuidados necessários.

Esses animais, que são considerados abandonados por seus tutores se não resgatados no prazo, são posteriormente encaminhados a instituições filantrópicas previamente cadastradas, de Fortaleza e do Interior, em uma ação social proposta pelo Detran-CE.

“Animais soltos em vias públicas representam um elemento de alto risco. Esse trabalho realizado por nossas equipes consiste, principalmente, em evitar sinistros e preservar vidas, sejam elas de motoristas, passageiros, pedestres e dos próprios animais”, considera o superintendente do Detran-CE, Michel Mourão.

Para denunciar animais soltos nas imediações de rodovias estaduais do Ceará, basta ligar para o número (85) 3101-4782 ou 190, que a Polícia Militar do Ceará acionará o Detran-CE para o devido recolhimento.