20 de setembro de 2024

O valor do Auxílio Gás será pago até o fim de 2023, conforme decreto do presidente Lula editado nesta quinta-feira (1/6), que garante pagamento extra de 50 por cento. Com isso, o benefício seguirá cobrindo o valor integral de um botijão de gás a cada dois meses, auxiliando famílias de baixa renda.

O valor extra já tinha sido instituído pelo governo em janeiro por meio de uma medida provisória, que tem validade imediata, mas precisa do aval da Câmara dos Deputados e do Senado, em até 120 dias, para virar lei permanente.

A MP não foi aprovada pelo Congresso Nacional até esta quinta, último dia do prazo, o que faz com que a medida não tenha mais efeito a partir de sexta-feira (2). O conteúdo. porém, foi incorporado à MP do Bolsa Família aprovado hoje no Senado.

O decreto desta quinta, portanto, impede que o adicional do auxílio fique sem regulamentação e deixe de ser pago neste período.

Criado no governo anterior durante a crise dos preços dos combustíveis vivida pelo Brasil, o auxílio-gás pagava 50% do valor de um botijão a cada dois meses.

Ainda sob a antiga gestão, o valor subiu para 100 por cento de um botijão, mantido pelo atual governo.

O pagamento é feito dentro do mesmo cronograma do Bolsa Família, levando em conta o último dígito do Número de Identificação Social (NIS).

O saque pode ser feito nas lotéricas, correspondentes Caixa Aqui e terminais de autoatendimento. O benefício pode ainda ser pago em poupança social digital do Caixa Tem.

A validade da parcela do benefício do Programa Auxílio Gás é de 120 dias, contados da data em que for disponibilizado o benefício na opção de pagamento.

Com informações do G1.