20 de setembro de 2024

O prefeito Glêdson Bezerra (Podemos) tem marcado sua administração em Juazeiro do Norte pela falta de diálogo com os servidores públicos, com os vereadores e com a sociedade juazeirense. A gestão é marcada ainda pelo excesso de contratados, ou seja, de pessoal terceirizado e cargos comissionados.

Glêdson quer reajuste reduzido para os servidores de Juazeiro do Norte

O prefeito Glêdson Bezerra (Podemos) tem marcado sua administração em Juazeiro do Norte pela falta de diálogo com os servidores públicos, com os vereadores e com a sociedade juazeirense.

A gestão Glêdson Bezerra é marcada ainda pelo excesso de contratados, ou seja, de pessoal terceirizado e cargos comissionados.

Com relação aos servidores, ficou bem clara nesta semana a pouca disposição do prefeito de Juazeiro do Norte em negociar com o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Juazeiro do Norte (SISEMJUN) e com os servidores de forma geral.

Mesmo já tendo havido algumas reuniões entre o SISEMJUN e representantes do Governo Municipal, o prefeito sem avisar à categoria ou ao sindicato, simplesmente, enviou para a Câmara Municipal uma proposta de Reajuste 5,79% a ser aprovado ou não pelos vereadores.

Trata-se de demonstração clara que não gosta de negociar e que não quer confirmar espaços legítimos de negociação trabalhista formado entre patrões e empregados. No caso, prefeitura e sindicato.

De acordo com o Professor Marcos Chaves, Diretor de Comunicação do SISEMJUN, “essa proposta não foi oficializada ao SISEMJUN e a direção do sindicato não tem acordo, pelo simples fato de que propomos 12,82% como o menor índice a ser discutido como reajuste salarial”.

Ainda de acordo com Marcos Chaves, a proposta apresentada ao Poder Executivo estabelece um debate sobre a valorização do funcionalismo público municipal com índice de reajuste diferenciado para cada segmento da categoria, objetivando corrigir distorções salariais e proporcionar uma maior valorização da categoria.

Ao longo da gestão de Glêdson Bezerra, lembra o educador, as distorções salariais e as reivindicações de várias categorias de servidores foram desconsideradas.

O presidente do SISEMJUN Marcelo Alves, funcionário concursado da Prefeitura de Juazeiro do Norte confirma que em nenhum momento o sindicato foi procurado para ser, pelo menos avisado da proposta da prefeitura.

Lembra ainda Marcelo que o sindicato sempre se coloca à disposição para negociar e encontrar a melhor solução, mas não tem sido essa a prática da gestão Glêdson.

Mas o que mais chama atenção nesse história de não quer conceder o reajuste de 12,82% aos servidores é a “política” da gestão atual de Juazeiro do Norte para o serviço público. Enquanto pretende manter o servidor público concursado de Juazeiro do Norte com salário defasado, o que vem se destacando é a contratação elevada de pessoal temporário.

De acordo com Marcelo Alves, presidente do Sindicato, durante programa na Web TV SISEMJUN que acontece toda sexta-feira, a proposta do sindicato vai gerar uma despesa anual para a Prefeitura de, aproximadamente, 12,8 milhões de reais, considerando 13° Salário e Férias, e de, apenas, 1 milhão por mês.

Já o prefeito Glêdson Bezerra tem se destacando na contratação de temporários. Nos últimos 16 meses, a Prefeitura de Juazeiro do Norte dobrou a despesa com essas contratações, transformando Juazeiro do Norte num verdadeiro cabide de emprego gerando uma despesa de 6 milhões de reais por mês.

Segundo o Sindicato, ao se comparar as Folhas de Salários de Abril de 2023 e e de Janeiro de 2022, a despesa com Contratações Temporárias subiu de 3 milhões para 6 milhões de reais.

Isso significa que se a Prefeitura de Juazeiro do Norte reduzir em 17% as despesas com tais Contratações, abre-se espaço para se conceder um Reajuste Salarial Digno para, aproximadamente, 2.500 servidores.

Para os dirigentes do SISEMJUN ao não querer negociar um reajuste minimamente justo para os servidores concursados um dos objetivos do prefeito é continuar azeitando sua máquina de cabides de emprego, um verdadeiro exército de cabos eleitorais na prefeitura de Juazeiro do Norte.

Enquanto isso, há carências de servidores concursados em quase todas as áreas da administração pública de Juazeiro do Norte, apontam estudos feitos pelo SISEMJUN.

UM AVISE IMPORTANTE DA NOSSA EQUIPE!!!
Para o Leia Sempre Brasil continuar seu trabalho jornalístico divulgando os principais acontecimentos do Cariri, do Ceará, do Nordeste e do Brasil precisamos de seu apoio, afinal, não é fácil falar de política, educação, cultura, esporte, economia, cidadania e defender os interesses da sociedade, do povo brasileiro e um Brasil mais justo, desenvolvido e soberano.
Envie um pix de qualquer valor e fortaleça nosso trabalho.
Nosso pix: siteleiasempre@gmail.com
Se puder, faça uma assinatura solidária anual e participe do nosso Festival Leia Sempre em julho e ganhe prêmios!!!
Contato: (88) 99275.5779