10 de novembro de 2024

EDITORIAL
Jornal Leia Sempre Brasil
Edição n° 159 – 07.04.2023

Tudo o que for investido em educação é pouco

O Brasil vive às voltas com debates anda infrutíferos sobre o que investir, onde investir e o que é melhor para os brasileiros. Muitas são as “saídas” que apontam para um corredor sem final.

O discurso conservador de primeiro fazer a economia crescer para depois repartir o bolo é ainda comum, mesmo que apresentado com outros disfarces.

Para alguns setores da sociedade sempre é muito dinheiro gasto com educação, com saúde, com cultura, com lazer, mas para o mercado tudo pode.

Após o crime numa creche em Blumenau, e tantos outros crimes similares no Brasil, os investimentos em educação que foram feitos sempre serão poucos.

É preciso investir na educação como solução para muitos problemas nacionais, como fizeram outros países. Educar o povo deveria ser a base das nossas preocupações, mas muitos preferem dar ouvidos ao discurso de ódio e belicista.

Claro que a discussão não se resume apenas em investir na educação, ou punir os responsáveis pelos crimes. Há muita coisa a ser debatida e resolvida. Como, por exemplo, o discurso de ódio que prolifera nas redes sociais, a violência externa que atinge o ambiente escolar, o reacionarismo que toma mentes e corações de muitos jovens, a misoginia, o machismo, o ódio pelo diferente, tudo isso estimulado precisa ser combatido. Mas as tarefas são muitas e devemos iniciar essas mudanças agora.