22 de novembro de 2024

Por Tarso Araújo

O filme “Luta por Justiça” é uma boa dica para quem gosta quando a película te leva para um lugar que muitos, às vezes, não querem ver nos filmes americanos. A podridão, no mínimo, do sistema judicial norte-americano.

Não acredito que um filme seja encarado apenas pela performance dos atores e das questões como direção, fotografia, argumento, tudo é interessante e importante. Mas, também revelar esse sistema judicial me deixa gostando do filme.
A história narra a trajetória de um jovem advogado que vai ao Alabama (EUA) prestar assistência jurídica a presos no corredor da morte que lhes foram negadas uma assistência jurídica minimamente decente. Mostra o corredor da morte, as angústias e terrores e ao redor desse sistema judicial, como se faz tudo para se manter uma decisão mesmo sabendo que na construção dessa história e desse crime muita coisa não foi explicada.

O filme na minha opinião peca em não deixar mais claro a forma como a polícia agiu no caso, prejudicando a investigação e colocando vidas em risco . A polícia é racista, agiu de forma a prejudicar a investigação e de forma tendenciosa. Poderia ter o filme “perdido” um pouco mais de tempo para mostrar esses fatos.

SINOPSE DO FILME:
Dirigido por Destin Daniel Cretton (do drama biográfico ‘O Castelo de Vidro’), ‘Luta Por Justiça’ é uma dramatização do histórico caso real de Walter McMillian, condenado injustamente à pena de morte por assassinar uma mulher branca, graças a um testemunho falso. Se você está familiarizado com o caso, é desnecessário dizer onde a história termina, então não temos dúvidas de que será algo previsível. No entanto, o filme tem uma mensagem de empatia altamente relevante e, semelhante ao drama jurídico. (site Filmelier)