Por Tarso Araújo
O filme A Busca por Justiça merece nossa atenção e é um bom filme. Na minha humilde opinião tem a atuação impecável de Timothy Hutton como um advogado muito bom, com histórico de vitórias nos tribunais e meio excêntrico. Na história o advogado vai em busca de justiça para nove negros americanos acusados de estupro.
O filme foca mais na hitória do que nos personagens, todos muito bem construídos. O juiz do interior, o jornalista negro em busca de uma boa história e da verdade, o advogado de New York e o promotor preocupado com seus votos e reputação.
E o principal, uma comunidade bem racista que quer a todo custo e até se justifica, que precisa condenar todos, memso que não fique claro que o crime realmente aconteceu. O filme deixa isso claro. A denunciante é meio desmascarada pelo advogado que reúne prova contundentes, mas a decisão do juri é cruel. Na história real, o juiz cancelou essa decisão. A denunciante morreu dizendo que foi estuprada e a colega que estava com ela, denunciou a farsa.
História típica de um Estados Unidos que quando é visto por dentro não é nada bom.
UM RESUMO DO FILME:
Em 1931 nove jovens negros, com idade entre 12 e 20 anos, foram retirados de um trem e presos, acusados de terem estuprado duas mulheres brancas. Após um rápido julgamento, eles foram condenados à cadeira elétrica. A notícia gerou grande polêmica, o que fez com que a Corte Suprema dos Estados Unidos resolvesse fazer um novo julgamento. É quando Samuel Leibowitz (Timothy Hutton), um advogado nova-iorquino com uma impressionante sequência de vitórias nos tribunais, decide defender os acusados. (No Adoro Cinema)
O filme é de 2006 e tem no elenco além de Tomothy Hutton, Antonhy Mackie, David Strathairn e Leelee Sobieski, dentre outros.