22 de novembro de 2024

Os servidores de Juazeiro do Norte recebem salários baixíssimos. De acordo com o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Juazeiro do Norte (SISEMJUN) Marcelo Alves há uma parte considerável da categoria recebendo apenas um salário mínimo.
Para o sindicalista é uma situação terrível e que prejudica milhares de servidores de Juazeiro do Norte.

Na área da educação de Juazeiro do Norte, com exceção dos professores, a grande maioria recebe apenas um salário mínimo. Recebem nessa faixa de salário o auxiliar de serviços gerais, merendeira, agente administrativo, digitador, vigia, o auxiliar de secretaria e secretários. Todos esses servidores são efetivos e concursados.

Na área da saúde acontece basicamente a mesma coisa. Os cargos como auxiliar de serviços gerais, agente administrativo e digitador e alguns cargos profissionalizantes que exigem tipo de formação específica, como auxiliar de laboratório, auxiliar de enfermagem e auxiliar de saúde bucal, também estão nessa situação.

O pessoal de nível fundamental, de nível médio, o grosso recebe um salário mínimo. O auxiliar de saúde bucal que é um profissional de nível médio, com curso profissionalizante e que paga conselho de classe, está recebendo um salário mínimo.

Os guardas municipais também recebem um salário mínimo. O agravante é que em novembro do ano passado foi criado um grupo de trabalho com participação da prefeitura e de entidades sindicais que representam os guardas municipais que fizeram uma proposta para superar essa realidade. A gestão de Glêdson Bezerra ficou de apresentar uma proposta na Câmara Municipal para mudar essa realidade, mas até agora nada foi enviado.

Para Marcelo Alves essa situação de salários baixos e pouca valorização dos servidores gera vários problemas para o serviço público como queda da qualidade do atendimento, desmotivação e a fuga de servidores, que recebendo salário mínimo continuam estudando e preferem sair do serviço público de Juazeiro do Norte fazendo concurso para outras instituições.

Marcelo Alves considera ainda que essa situação gera uma insatisfação e muita gente qualificada prefere sair da prefeitura de Juazeiro devido aos baixos salários.