EDITORIAL
Jornal Leia Sempre Brasil
ediçaõ especial – 08.03.2023
A violência atinge mulheres em todo o Brasil
As informações sobre a violência que atinge as mulheres no Brasil são públicas. Estudos e estatísticas vivem sendo formuladas e apresentadas à sociedade. A imprensa divulga as informações e as pessoas tomam conhecimento. Mas essa violência mostrada parece não ser combatida. Falta projeto para isso, falta vontade política e falta bom senso da sociedade brasileira.
Estamos em pleno século XXI e há uma clara disposição de muitos setores da sociedade em não efetivar políticas públicas de proteção às mulheres, não há muita vontade de setores da Justiça em acabar com a impunidade e há uma clara vontade de jogar a sujeira da violência para debaixo do tapete.
Não à toa, os números mostram a realidade. Estudo feito pelo Fórum Nacional de Segurança Pública e divulgados nos últimos dias revela que todas as formas de violência contra a mulher cresceram nos últimos anos.
Os números apontam para mais de 18 milhões de mulheres vítimas de violência no último ano. São mais de 50 mil vítimas por dia, um estádio de futebol lotado”, afirma Samira Bueno, diretora executiva do Fórum.
O estudo aponta ainda que a cada três mulheres brasileiras (33,4%) com mais de 16 anos já sofreu violência física e/ou sexual de parceiros ou ex-parceiros. Em resumo, a violência contra a mulher aumentou em todos os níveis deixando o Brasil acima da média global de violência.