O domingo de Carnaval na Praia de Iracema uniu a arte do maracatu, o axé, homenagens a cantores e compositores cearenses e apresentações dos artistas nordestinos Zeca Baleiro e Geraldo Azevedo. A faixa de areia foi enchendo de foliões conforme anoitecia. Fantasias e muita dança marcaram quem escolheu participar da folia no polo.
Abrindo a programação, Pingo de Fortaleza encarou a participação como um momento de “muita alegria”. “Eu tenho um trabalho de alguns anos voltado para o Ciclo Carnavalesco, que dialoga principalmente com o Maracatu. Ficamos ausentes dois anos do ápice desse processo. Então, é muito gratificante, um momento de muita felicidade, porque o maracatu é uma festa, é um momento de festejar, abraçar e comemorar”, destaca.
Pingo de Fortaleza se apresentou junto com o Maracatu Solar. Ele pontuou o show no Carnaval como muito importante para o maracatu. “A gente leva a questão da ancestralidade, da identidade através dos orixás, como uma forma também de afirmação de cidadania cultural. Quando a gente faz um espetáculo junto a isso, acho que agrega muitos valores”, finaliza.
Publicado no jornal O Povo
Foto: Davi Rocha