Carnaval tem festa, curtição e também tem bebida alcoólica. É um período no qual os acidentes de trânsito aumentam e por isso mesmo a fiscalização é redobrada.
Dirigir alcoolizado é classificado como infração gravíssima, tem multa prevista de R$2.934,70, além da suspensão da carteira de habilitação por 12 meses. Se houver reincidência no período de um ano, o valor é dobrado e a CNH é cassada. Por isso seja consciente, se for beber, não dirija!
No Carnaval muita gente ignora a regulamentação de trânsito e dirige embriagado, portanto, vale a atenção redobrada na direção defensiva. Além disso, tenha cuidado também com os pedestres que podem estar embriagados e que ficam mais desatentos durante as festas.
Algumas cidades recebem muitos turistas no carnaval e as ruas ficam lotadas, multidões são um perigo para o motorista e para o pedestre. Além disso, rotas com aglomerações de pessoas costumam gerar grandes engarrafamentos.
Antes de sair de casa se informe sobre os trajetos dos blocos e evite fazer o mesmo itinerário.
Ao esperar alguém, é mais seguro permanecer do lado de fora do carro. Dentro do carro você fica desprotegido, não consegue ver a abordagem de bandidos além de chamar muita atenção.
Antes de pegar a estrada revise seu veículo e confira todos os itens de segurança. Faça o alinhamento e balanceamento dos pneus, verifique o óleo e confira os sistemas elétricos. Confira as luzes do veículo, o extintor de incêndio e os limpadores de para brisa, não se esqueça de completar tanque do limpador e também o líquido de arrefecimento do motor.
Fonte: site da AMV Brasil