Uma dúvida que está pairando no ar no mundo do futebol internacional e no Brasil. Quais serão os critérios finais para um clube se qualificar para o mundial de clubes de 2025 que será disputado de forma diferenciado do que temos visto até agora, com 7 clubes.
Como sabemos a poderosa FIFA já decidiu que o mundial de clubes será disputado de quatro em quatro anos. Esse formato é inédito e começa a vigorar exatamente no ano de 2025.
O novo mundial de clubs terá 32 clubes distribuídos entre as confederações, será disputado de 4 em cada anos e o país sede do mundial ganha um time na disputa. Já para este ano de 2023 a FIFA já decidiu que o mundial de clubes será na Arábia Saudita no final do ano.
A FIFA ainda não divulgou o formato da disputa nem os critérios para quem vai ao mundial e as dúvidas são muitas.
Com relação ao formato pode ser o mesmo utilizado numa disputa de Copa do Mundo de seleções com os clubes se enfrentando em uma fase inicial de grupos e depois mata-mata até as finais.
Com relação aos critérios que cada confederação vai utilizar para qualificar os clubes par ao mundial aí o bicho pega. Na realidade, ninguém ainda definiu quais os critérios e muitos dirigentes esportivos ainda acham cedo.
Não se sabe ainda se os critérios serão apontados pela FIFA ou se cada federação cria seus próprios critérios. Enquanto isso, o tempo vai passando e cresce no mundo da bola a expectativa para esse mundial que para nossa tristeza será disputado não mais todo ano, mas de 4 em 4 anos. E será disputado entre os meses de junho e julho, como a Copa do Mundo de seleções com exceção a do ano passado no Catar.