COLUNA PANORAMA POLÍTICO
Por Tarso Araújo
Jornal Leia Sempre Brasil
Edição nº 149 – 03.02.2023
O governador Elmano de Freitas (PT) foi eleito nas eleições do ano passado no primeiro turno e com 54% dos votos deixando seus adversários literalmente no chinelo.
Agora que assumiu o mandato e começou sua caminhada como governador do Ceará, Elmano vai começar a dar o ritmo a seu governo dentro do que ele e sua equipe vem debatendo e planejando. Elmano precisa a partir de agora dizer as que veio e como será seu govenro.
Diferente de Cid Gomes e Camilo Santana, o atual governador cearense é um militante veterano da esquerda cearense, tendo militância no PT há mais de 25 anos, desde os tempos da faculdade de direito na UFC. Como advogado abraçou causas como direitos humanos e o direitos dos trabalhadores.
Em seu mandato como deputado estadual defendeu a causa dos servidores, dos trabalhadores, o combate a fome, a melhoria da educação, dentre outras bandeiras. Normal será agora que apareça o jeito Elmano de governar. E já está aparecendo.
O governador Elmano de Freitas já começa a imprimir seu jeito descontraído e de sorriso largo, que não deixa de falar e abraçar as pessoas. Porter ligações com os movimentos sociais entende o discurso desse segmento e não deve perder tempo e vai abrir um diálogo sobre as demandas de vários segmentos. Outro ponto é que deve deixar uma porta aberta para conversar com os servidores públicos via suas entidades representativas.
Elmano de Freitas já apontou também no caminho da saúde, um dos pontos que deve investir bastante e consolidar a rede de hospitais públicos de qualidade no Ceará.
Outro ponto que Elmano precisa se preocupar é a questão da segurança pública e a geração de emprego e renda para os cearenses.
Como um autêntico petista o governador Elmano também pode vir a fortalecer mais o partido na disputa eleitoral de 2024, diferente do que fez Camilo Santana nas eleições de 2020 quando o PT do Ceará não elegeu 20 prefeitos. O PT no governo do estado e federal é bom para o partido, mas a população só tenderá a eleger mais prefeitos petistas caso os governos estejam bem avaliados. E, para isso, Elmano precisa arregaçar as mangas e trabalhar.