O Programa de Pós-Graduação em Química Biológica da Universidade Regional do Cariri (URCA) alcança conceito 5, demonstrando perfil de excelência pelos critérios de avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), referente ao período 2017-2020. O programa é o único neste nível no interior do Ceará.
Criado em 2017 e instalado nas dependências do Departamento de Química Biológica da URCA, no Campus Pimenta II, em Crato, foi o primeiro programa com ambas as modalidades (mestrado e doutorado) a ser implantado no interior do Ceará. A grande maioria dos pós-graduandos formandos no Programa atuam nas universidades públicas e privadas, bem como nas escolas da rede pública estadual e municipal, reafirmando o compromisso do programa com a formação de pesquisadores e professores voltados para desenvolvimento tecnológico, de inovação e melhoria qualidade da educação pública no Nordeste e Brasil.
Todos os docentes permanentes do programa são doutores formados em instituições reconhecidas no Brasil e exterior e, estão distribuídos em duas linhas de pesquisa, sendo uma voltada para propósito aprimorar ou desenvolver métodos de análise química e ambiental, empregando técnicas analíticas e bioanalítica para análise e/ou caracterização de compostos químicos em amostras como novos materiais inorgânicos e organometálicos, produtos naturais, produtos de síntese, produtos alimentícios, produtos tecnológicos e industriais, organismos vivos. Enquanto, a linha de Bioatividade e Desenvolvimento de Produtos visa realizar estudos de bioprospecção biomonitorada de metabólitos secundários de espécimes animais e vegetais brasileiros; obtenção de extratos brutos, óleos essenciais, utilização de processos cromatográficos clássicos e realização de ensaios microbiológicos e farmacológicos.
Alto nível de produção acadêmica
Diversos fatores contribuíram para o resultado, tais como produção acadêmica de alto nível, impacto para e relevância para sociedade e, incentivo de órgãos de fomento como FUNCAP com editais como Programa de Bolsista de produtividade em pesquisa e interiorização – BPI e Programa de aporte de bolsas de mestrado e doutorado; FINEP através dos editais de infraestrutura para aquisição de equipamentos de alto custos e fomento voltados para melhoria da infraestrutura física e CAPES, através dos editais de aporte de bolsas de mestrado e doutorado.
No quadriênio 2017-2021, foram elaboradas mais de 860 produções intelectuais, distribuídas nas áreas Farmacologia, Toxicologia e Farmacêutica (35%), Bioquímica, Genética e Biologia Molecular (28%), Química (26%) e Ciências Agrárias e Biológicas (20%), entre outras. Apesar de ser um programa muito jovem, já foram produzidas 23 dissertações de mestrado e 6 teses de doutorado. Desta forma, este resultado é fruto de um trabalho sério e dedicado que só é possível graças ao esforço coletivo e conjunto, tanto dos discentes, pesquisadores, técnicos administrativos e instituições de fomento para desenvolvimento a pesquisa de qualidade, referenciada, pública e gratuita.