21 de novembro de 2024

UMA DIVERGÊNCIA PETISTA

Os petistas do Ceará têm muito o que debater até chegar nas eleições 2022. Mas, pelo andar da carruagem podemos afirmar que há uma divergência no momento atual. Um setor do partido defende que em 2022 o PT tenha uma candidatura própria nas eleições para o governo cearense. Outros setores preferem o silêncio e deixar a bola rolar até ano que vem quando os debates devem acontecer. De uma forma ou de outra, vem crescendo no PT cearense o desejo de se descolar dos Ferreira Gomes e ter candidatura própria. Um dos argumentos do PT são os ataques de Ciro e Ivo Gomes de forma combinada ao ex-presidente Lula.

 PEDRO LOBO AMPLIA LIDERANÇA

O vereador Pedro Lobo vem sendo uma das mais destacadas lideranças do Partido dos Trabalhadores no Crato e no Cariri. Pode se tornar deputado estadual pois em breve alguns parlamentares do PT vão pedir licença para que Pedro Lobo e outro nome do partido assumam vaga na Assembleia Legislativa, o que será muito positivo para Pedro Lobo e para o Crato que terá mais um representante. Na política cratense Pedro Lobo pode ser uma alternativa à sucessão de José Ailton Brasil(PT) prefeito que está em seu segundo mandato. Na foto, detalhe da entrevista que ele concedeu na última quarta-feira, 7, ao programa Bom Dia Notícias no nosso canal Leia Sempre Brasil.

RAFAEL BRANCO É DESTAQUE NO MDB

O deputado estadual Rafael Branco (MDB) foi indicado como membro titular para a Comissão de Constituição e Justiça e Cidadania e para a Comissão de Finanças, da Assembleia Legislativa do Ceará. A designação aconteceu pelo líder do MDB no parlamento estadual, o deputado Davi Macedo.  Prestes a completar dois meses de mandato, o deputado estadual Rafael Branco (MDB) se mostra ativo e, consequentemente, se destacando na política cearense, promovendo a participação pública, através da escuta constante da opinião dos cearenses, para elaboração dos seus projetos. Em pouco mais de um mês de mandato, Rafael Branco conseguiu designar grandes recursos para os municípios cearenses e apresentou importantes Projetos de Lei – a exemplo do PL contra maus-tratos a animais, com multas de até 140 mil, que gerou repercussão positiva nas entidades de assistência social, das causas animais, no estado.

MDB NUMA CHAPA MAJORITÁRIA

O deputado estadual Rafael Branco (MDB) vem defendendo que o MDB no Ceará tem que ter uma candidatura majoritária em 2022 no Ceará. Para Rafael, ou ao senado Federal ou Governo do Estado do Ceará está na hora do partido ter uma candidatura majoritária ou participar de uma chapa majoritária com chances reais de vitória. Rafael Branco destaca ainda que Eunício Oliveira tem boa relação com diversas lideranças políticas como o governador Camilo Santana e o ex-presidente Lula, ambos do PT.

 PDT NO CEARÁ QUER VOLTAR AO GOVERNO

O Partido Democrático Trabalhista (PDT) quer voltar ao Governo do Ceará e, para isso, não guarda segredo. Nos bastidores há dois nomes fortes para disputar essa indicação. O prefeito de Sobral Ivo Gomes e o atual presidente da Assembleia Legislativa, Evandro Leitão. A vantagem está com Ivo Gomes por ser irmão de Ciro e Cid Gomes, mas Evandro Leitão vem se destacando com seu trabalho à frente do legislativo. Tudo pode acontecer e nada está definido. Dizem ainda nos bastidores que a preferência do governador Camilo Santana ,diferente dos irmãos Ferreira Gomes fica com Evandro Leitão.

TASSO JEREISSATI SEM PRESSA DE DEBATER FUTURO

O Senador Tasso Jereissati (PSDB) tem sido uma das vozes sensatas nesse momento político. Seu PSDB mantém apoio às pautas econômicas do governo Bolsonaro, mas Tasso faz questão de se manter afastado e não emprestar apoio a nenhuma aventura bolsonarista no Brasil, tampouco no Ceará. Sobre se irá disputar a reeleição ao Senado Federal, Tasso prefere não debater esse assunto no atual momento e espera o momento adequado para colocar seu PSDB para se movimentar no cenário política cearense.

CARIRI PRECISA SE FORTALECER NO CENÁRIO ESTADUAL

A Região do Cariri nos últimos processos eleitorais tem conseguido eleger poucos representantes para o legislativo e isso vem incomodando, pois, a região perde assim espaço para debater projetos e se fortalecer no cenário político. Atualmente tem o governador Camilo Santana, mas elegeu poucos deputados. Hoje, incluindo os suplentes tem cinco nomes e a ideia é que se fortaleçam esses nomes e que em 2022 a Região do Cariri eleja mais deputados estaduais e federais do que nas eleições anteriores. Além disso, nos bastidores da política caririense muita gente fala que não tem um nome local para substituir Camilo Santana. De qualquer forma fica o alerta pelo fortalecimento político do Cariri cearense.

ZÉ AIRTON QUER SER O NOME DO PT

O deputado federal José Airton Cirilo (PT) não esconde mais de ninguém que sua preferência é que o Partido dos Trabalhadores tenha um nome para a disputa do governo cearense em 2022. José Airton em sua missão tem conseguido ainda o apoio de muitas lideranças do PT e da deputada federal Luizianne Lins. José Airton já protagonizou uma disputa acirrada pelo Governo do Estado em 2002 quando perdeu no segundo turno por pouco mais de 3 mil votos do então candidato do PSDB Lúcio Alcântara.

AFONSO EUFRÁSIO CONVERSA COM ZÉ AILTON

O suplente de vereador Afonso Eufrásio esteve esta semana reunido com o prefeito do Crato José Ailton Brasil (PT) e fez uma série de reivindicações para o Bairro Gizélia Pinheiro – Batateira – e falou de outras ações governamentais. Segundo Afonso Eufrásio o prefeito Zé Ailton vem fazendo um bom trabalho pela Batateira, e, inclusive, na melhoria de ruas no bairro, melhoria da infraestrutura e na área de saúde.  Afonso agradeceu ainda as obras que foram feitas e destacou as ações  de Zé Ailton nessa momento da pandemia. Afonso e Zé Ailton conversaram ainda sobre as melhorais para a estrada do São Gonçalo, melhorias essas pedidas pelas comunidades.

 GUIMARÃES QUER CAMILO NO SENADO

O deputado federal José Guimarães não faz mais segredo para ninguém que quer a candidatura ao Senado Federal do atual governador Camilo Santana (PT). Segundo Guimarães, Camilo tem todas as condições de ser eleito por ter um governo aprovado pela imensa maioria dos cearenses.

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

PANORAMA POLÍTICO I POR TARSO ARAÚJO