
Foto: Reprodução
A semana santa é marcada por manifestações culturais em todo o Brasil. Na cidade de Jardim – CE, a festa aconteceu com uma diversidade de apresentações como noite dos repentistas pelas zonas rurais, cortejos culturais, procissões, passeata do pau do Judas, feira de artesanato, leitura do testamento e malhação do Judas e a escolha dos grupos de caretas que já está em sua 4ª edição.
Através da criatividade na da confecção das máscaras, dos figurinos e do tema escolhidos pelos grupos puderam reivindicar questões sociais. Os grupos participantes foram avaliados e receberem premiações de quase 5 mil reais.
A festa é símbolo da identidade cultura, um exemplo de preservação das tradições populares no Brasil. É uma tradição secular durante a Semana Santa onde moradores se transformam em personagens, produzem suas máscaras exóticas e percorrem as ruas da cidade com chocalhos e outros instrumentos, em uma mistura de brincadeira e religiosidade.
Origem da festa:
A origem da festa dos Caretas faz parte da cultura popular brasileira com influência das tradições europeias, especialmente portuguesas e espanholas. Está relacionada as práticas religiosas e sociais das comunidades locais. No Brasil, sofreu adaptações e transformações, incorporando elementos da cultura indígena e africana.
Por Iraides Sales (Jornalista)*