15 de janeiro de 2025
p.4 - MUDANÇAS NECESSÁRIAS

MUDANÇAS NECESSÁRIAS

O governador Elmano de Freitas termina o ano de 2024 fazendo mudanças importantes em seu governo. Elmano viu-se envolto em uma crise política quando o senador Cid Gomes (PSB) entrou em cena e mesmo deixando de se comunicar com a imprensa o certo é que ameaçou romper com o governo. Ao final do ano, Elmano mostrou ser um político versátil e antenado, fez mudanças significativas na área política de seu governo.


BOA ARTICULAÇÃO

Com a reforma administrativa realizada o governador Elmano de Freitas mostrou ser um bom articulador político. E que entende que as mudanças feitas tiveram o intuito de dar um novo rumo ao seu governo. Consegui trazer para seu governo nomes fortes da política, mexeu onde podia, colocando em postos chaves pessoas de sua confiança. Soube ampliar seu governo e gabaritar o primeiro escalão. Ponto positivo para Elmano.


GOVERNO RECUADO

O presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT) precisa urgentemente mudar sua comunicação e a área política de seu governo. Mesmo com bons resultados em várias áreas como a economia, a geração de empregos e as melhorais do salário mínimo a sensação que temos é que o governo Lula pouco consegue dialogar com a sociedade. E assim, corre o sério risco de ficar cada vez mais refém do centrão e de Artur Lira (PP).


UM CONGRESSO REACIONÁRIO

Não sabemos o que é pior no Brasil a elite brasileira, como diz o pensador Jessé Sousa, que é reacionária e violenta ou o atual congresso nacional formado por parlamentares milionários, filhos dessa elite, representantes dela, e, portanto, sem compromisso algum com a sociedade que os elege. O compromisso dessas bancadas reacionárias é com quem efetivamente os elege. Esse lance de aprovar leis contra os trabalhadores e a PEC do estupro, por exemplo, mostra bem quem são esses reacionários com mandato parlamentar.


BOLSONARISMO EM TRANSE

O bolsonarismo vem mostrando na atual legislatura que seu principal compromisso é com a elite rica do Brasil. E com uma pauta reacionária tenta desviar o foco dos fatos mais importantes. O povo brasileiro quer emprego, economia crescendo, segurança, saúde, creches e educação. O bolsonarismo sempre que chamado para decidir algo vota contra o povo e a favor dos milionários. Uma bancada que balança o rabo para os ricos e quer empobrecer ainda mais o trabalhador brasileiro.


VOTO CONTRA TRABALHADOR

Um belo exemplo de como vota a bancada bolsonarista é com relação à proposta do governo Lula(PT) de isentar de Imposto de Renda quem recebe salários até 5 mil reais. Os bolsonaristas, o centrão, vários partidos com o Novo e deputados de direita se apressaram a dizer que vão votar contra. Artur Lira foi mais longe e sequer vai colocar em pauta de votação.


PRISÃO DE GOLPISTAS

O ano de 2024 termina com a prisão de golpistas declarados no Brasil, O maior deles, general Braga Netto continua preso e o ministro do STF Alexandre de Moraes o manteve na cadeia. Braga Netto é um dos 40 indiciados pela Polícia Federal dentro do inquérito que investiga a tentativa de golpe em 8 de janeiro de 2023 no Brasil.


BOLSONARO VAI PRESO?

Se isso acontecer só se for em 2025. Mas Bolsonaro assim como Braga Netto e o general Augusto Heleno pelo que mostram as investigações feitas pela Polícia Federal são os maiores envolvidos nesta tentativa de golpe de estado no Brasil. Lembrar que Mauro Cid que está preso há um bom tempo andou fazendo um acordo de delação premiada e denunciou ainda mais Bolsonaro e Braga Netto. A situação está ficando difícil para o ex-presidente negacionista.


PERDEMOS ALCEU COLARES

No dia 6 de dezembro perdemos Alceu de Deus Collares um político conhecido no Brasil. Em 1985, Collares foi eleito prefeito de Porto Alegre no primeiro pleito realizado diretamente desde a ditadura. Em 1990, elegeu-se governador com 61% dos votos, derrotando Nelson Marchezan. No cargo, que exerceu até 1995, criou os Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes), empreendeu uma reforma administrativa e uma “revolução na educação”, que incluiu o “calendário rotativo” e a construção de dezenas de Cieps.


CAMILO MORTÁGUA

Em novembro deste ano faleceu Camilo Mortágua um conhecido ativista antifascista português. Ele lutou contra a ditadura do Estado Novo, tendo sido militante da Liga de Unidade e Ação Revolucionária. Era pai das deputadas à Assembleia da República, eleitas pelo Bloco de Esquerda, Joana e Mariana Mortágua.


Charge: Gilmar Fraga / Agencia RBS

O MERCADO

O chamado mercado já vem dizendo a que veio já há um bom tempo. E um dos recados para a sociedade brasileira é que ou faz o que queremos ou algo vai dar errado para a sociedade. Enquanto a sociedade brasileira segue lutando por escola, saúde, emprego, direitos, cultura, mais lazer e honestidade de políticos e do mercado, o tal mercado continua comendo fatias saborosas do orçamento nacional.


FERNANDO SANTANA NO GOVERNO

O deputado estadual Fernando Santana (PT) vai a partir de fevereiro assumir a pasta da Secretaria de Recursos Hídricos do estado do Ceará. Os caminhos do parlamentar não estavam decididos até que na última quinta-feira, 26, quando o governador anunciou uma reforma administrativa. Fernando Santana passa o mês de janeiro como presidente da Assembleia Legislativa e em fevereiro assume a secretaria.


BLOQUEIO DE VERBAS

Um dos nomes mais fortes do Brasil o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Flávio Dino merece homenagens dos brasileiros. Simplesmente bloqueou as emendas que os parlamentares brasileiros querem distribuir sem tipo algum de transparência. Dino bloqueou R$ 4,2 bilhões. Merece uma medalha. Desesperado com essa ação, Artur Lira chamou reunião de emergência na Câmara dos Deputados.


POSSE DE PREFEITOS

E os prefeitos do Crajubar que foram eleitos em 6 de outubro estão se preparando para a posse neste primeiro de janeiro. O prefeito reeleito Gledson Bezerra terá sua posse no período da tarde. Já André Barreto a posse se dará às 14 horas.


SEM DISPUTA

Os vereadores Matheus Leite (Crato), Felipe Vasques (Juazeiro do Norte) e Dorivan Amaro (Barbalha) devem ser confirmados neste dia 1º de janeiro presidentes dos legislativos de suas cidades. São políticos jovens e que mostraram bastante propensão a uma boa articulação. Mais ainda, diálogo, uma palavra que às vezes parece distante na política que eles souberam utilizar de forma positiva.


UMA AUDITORIA

O prefeito Zé Gordinho deve logo neste início de janeiro de 2025 pedir uma auditoria nas contas da prefeitura de Araripe, cidade em que conduzirá seus destinos pelos próximos quatro anos. Zé Gordinho quer saber detalhes dos gastos e da situação do patrimônio e dos cofres públicos em Araripe.


MAIS AUDITORIA

O prefeito de Altaneira Dariomar Rodrigues termina seu segundo mandato deixando uma herança maldita para sua sucessora Késia Alcântara (PSB). A saúde financeira da prefeitura não parece ser das melhores e a prefeita eleita que toma posso neste 2 de janeiro deve pedir uma auditoria nas contas da Prefeitura de Altaneira.


CASA DA MORTE

Em Petrópolis, região serrana do Rio de Janeiro, a chamada “Casa da Morte”, um centro clandestino de torturas e assassinatos de presos políticos durante a ditadura militar (1964-1985), será transformada em um memorial de Liberdade, Verdade e Justiça por meio da parceria entre a prefeitura da cidade e o governo federal. ⁠ ⁠


⁠POLÍTICO CARA DURA

E há no Brasil um novo tipo de político. Aquele que não quer mais prestar contas de nada nem a ninguém. Quer fazer simplesmente tudo o que lhe der na telha e sem nenhuma responsabilidade. O bolsonarismo é um desses políticos que acha que pode tudo e nunca será punido caso seja pego com as calças nas mãos. Mas tem no Brasil aquele político que está na política, ganha da política, mantém seus privilégios, mas vive dizendo que não ganha nada na política. Geralmente esse político é que vota sempre contra a sociedade brasileira. Mas não terá vida curta, pois há muitos brasileiros votando nesse tipo de político.


MAIS DESENVOLVIMENTO

O empresário Rafael Branco fechando o ano com bom trabalho na diretoria de Negócios da Agencia da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), pasta vinculada à Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet) do Governo do Estado do Ceará. Sob seu comando, a diretoria vem executando a tarefa de efetivar parcerias fundamentais para os municípios do interior do estado com instalação de novas empresas gerando mais negócios e empregos para o Ceará.


CONTINUAR NA LUTA

O deputado estadual Pedro Lobo (PT) terminando 2024 com um saldo positivo. Contribuiu para a vitória de vários prefeitos no Cariri e de quebra ainda mantém seu mandato, podendo assim continuar sua luta em defesa das comunidades em 2025.


FILIAÇÃO AO PSB

Depois de ser expulso do Partido Liberal (PL) o deputado Júnior Mano termina o ano de 2024 filiado ao Partido Socialista Brasileiro de Cid Gomes. Uma guinada e tanto. Júnior Mano protagonizou crise nessa legenda de extrema-direita após comunicar que votaria no segundo turno das eleições na capital cearense no petista Evandro Leitão, que foi eleito prefeito de Fortaleza.


CRISE GRANDE

O prefeito eleito de Fortaleza Evandro Leitão (PT) vai ter que ter muita tranquilidade, maturidade e trabalhar bastante para tentar reverter o quadro da prefeitura da capital cearense. São muitos os problemas deixados por José Sarto (PDT). Um dos problemas é uma dívida de empréstimo de R$ 1 bilhão deixado por Sarto. Evandro terá muito ainda que resolver na saúde e educação.