Crianças de todas as idades têm programação garantida nesta semana na Estação das Artes – espaço que integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult) e é gerido em parceria com o Instituto Mirante. Além de atrações especiais no domingo (13) para comemorar o Dia das Crianças – com música, teatro, oficinas e lançamento de livro –, de quinta (10) a sábado (12) a Estação recebe a turnê de despedida do grupo Francisco, el Hombre, a XV edição do Festival Ponto.CE, shows e discotecagem.
NewChoro in Concert e DJ Michele Medeiros abrem programação na quinta (12)
Selecionado por meio do Edital de Projetos Artísticos da Estação das Artes 2024, o projeto NewChoro in Concert sobe ao palco da Gare nesta quinta (12), às 20h, reunindo o tradicional chorinho com os clássicos eruditos. Estabelecendo um diálogo entre o popular e a música de concerto, o repertório aproxima compositores brasileiros como Pixinguinha, Jacob do Bandolim e Altamiro Carrilho de arranjos de Bach, Mendelssohn e Beethoven.
A programação tem início às 17h30 com a discotecagem de Michele Medeiros, também selecionada pela Convocação Pública da Estação das Artes. Com um setlist cuidadosamente composto por músicas brasileiras, a DJ explora a diversidade de sons do país, contemplando canções de MPB, forró, carimbó, calypso, funk, samba e outros ritmos.
Festival Ponto.CE encerra XV edição nesta sexta (11) na Estação das Artes
Na sexta-feira (11), a Estação das Artes recebe o encerramento da XV edição do Festival Ponto.CE, a partir das 18h. A abertura da noite fica por conta da festa Charme 2000, baile de protagonismo periférico, negro e LGBTQIA+ com viés político de resistência. O projeto enfatiza sonoridades diversas que costuram a infância e adolescência de quem viveu os anos 1990 e 2000. Nas pick-ups apresentam-se os DJs Fixter, Perigo e Viúva Negra.
Na sequência, fazendo jus à programação mais diversificada dos 18 anos de história do Festival, acontece a Punk Rock Ball, uma ballroom realizada em parceria com a The Elite Kiki House Of Bodega, casa internacional fundada em 2018 nos Estados Unidos que conta com um capítulo no Ceará. O evento temático combina elementos de elegância, performance e criatividade em uma série de competições e exibições que prometem encantar o público, refletindo a riqueza das expressões artísticas da comunidade LGBTQIA+. Com categorias que vão desde danças tradicionais até estilos contemporâneos, a ballroom destaca a versatilidade e a inovação dos participantes.
Francisco, el Hombre apresenta turnê de despedida no sábado (12)
A banda Francisco, el Hombre desembarca pela primeira vez na Estação das Artes no sábado (12) com sua turnê de despedida dos palcos, “HASTA EL FINAL”, em que promete uma catarse intensa para celebrar os momentos que antecedem o hiato anunciado em sua trajetória. O repertório é formado por canções do disco homônimo da tour, lançado em maio deste ano, e clássicos da trajetória de 11 anos do grupo, como “Triste, Louca ou Má”, que rendeu indicação ao Grammy Latino de 2017 como melhor canção em língua portuguesa. O show conta com acessibilidade em Libras.
A abertura da noite fica por conta da DJ Bugzinha, às 18h, com discotecagem de músicas latinas no projeto Dale Duro. Neste dia, a entrada na Estação das Artes será mediante a doação de 1kg de alimento não perecível (exceto sal) para o Programa Ceará sem Fome, do Governo do Estado, que atende pessoas em situação de vulnerabilidade. O acesso se dará por ordem de chegada, a partir das 17h, até a lotação do equipamento (1.500 pessoas). Após a ocupação total, só poderão entrar mais pessoas após a saída de outras, em respeito às medidas de segurança e visando a melhor logística do evento.
Domingo na Estação tem programação especial de Dia das Crianças
Espetáculos, shows, oficinas, lançamento de livro, exposição e outras surpresas! A Estação das Artes celebra o Dia das Crianças no domingo (13) com uma programação recheada de diferentes linguagens artísticas voltadas para o público infantil.
A manhã tem início às 10h com as oficinas “Oceania, O Mar: Colagem Com Formas Orgânicas”, de animação de desenhos em papel por meio de dobraduras; “Ser Criança no Sobradinho”, promovida em parceria com o Sobrado Dr. José Lourenço, que propõe montagem de cartão pop-up com figuras do universo marinho e elaboração de desenhos utilizando fios de linha e barbante; e “Mercado Miudim”, de impressão botânica e produção de mudas nas hortas comunitárias do Mercado AlimentaCE (15 vagas, por ordem de chegada, para crianças de 6 a 12 anos).
Às 10h30 uma maré cheia de palhaçaria invade os olhos da criançada, trazendo alegria e magia para a Gare: são os palhaços da Trupe Rebimboca que entram em cena com pernas de pau, malabares e bambolês. No palco, no mesmo horário, o Grupo Dona Zefinha anima o espaço com o espetáculo CH@FURDO, selecionado por meio do Edital de Projetos Artísticos da Estação das Artes 2024. Na montagem cênico-musical, os musicômicos Orlângelo Leal, Ângelo Márcio e Paulo Orlando provocam o público com brincadeiras, palhaçaria, gags, música excêntrica e outras surpresas.
Na sequência, a cantora TÓRI e o músico Cláudio Mendes comandam o show “Do Samba-lê-lê ao Brincadeira de Cantar”, que comemora os 25 anos da produção literária e musical do escritor Flávio Paiva no campo da infância. A festa fica completa com o lançamento do livro “Brincadeira de Cantar – Teatro Musical Infantil” (Armazém da Cultura, 2024), do mesmo autor e com ilustrações de Valber Benevides, e de exposição nos monitores da Estação. Em seu novo livro, Flávio Paiva conta a história do preá Titico, animal da caatinga ameaçado de extinção, que faz uma viagem encantadora na busca de si e do sentido do brincar e da brincadeira como experiências de fortalecimento da infância.
E para encerrar a programação, o Samba da Theresa anima o almoço no Mercado AlimentaCE, a partir das 13h40. Criado em 2017, o projeto é fruto de pesquisas e inspirações da cantora, compositora e violonista Theresa Rachel acerca do universo em que o samba está inserido. Em seu repertório, o projeto traz desde músicas autorais a clássicos escritos por grandes sambistas como Dona Ivone Lara, Jorge Aragão, Moacyr Luz e Paulo César Pinheiro, mesclados ainda com o frescor de outros novos compositores. Todas as atividades deste domingo contam com acessibilidade em Libras.
Serviço
Semana na Estação das Artes
Dias 10 a 13.10
Endereço: Rua Dr. João Moreira, 540 – Centro
Entrada gratuita.
Obs: Em todos os dias de programação, é proibida a entrada com bebidas alcoólicas em
recipientes de vidro, cooler ou bolsa térmica.
Mais informações: Instagram @estacaodasartes.ce e @institutomiranteceara
Programação detalhada da semana: dias 10 a 13 de outubro
Quinta, 10
17h30 às 19h30 – DJ Michele Medeiros
20h às 21h30 – NewChoro in Concert
Acesso gratuito
Entrada por ordem de chegada e sujeita à capacidade do espaço
Classificação indicativa: 18 anos.
Sexta, 11
Festival Ponto.CE XV Edição / Punk Rock Ball
18h às 19h – Baile Charme 2000
19h30 às 22h – Punk Rock Ball
Acesso gratuito
Entrada por ordem de chegada e sujeita à capacidade do espaço
Classificação indicativa: 18 anos.
Sábado, 12
17h30 às 19h30 – “Dale Duro”, com DJ Bugzinha
20h às 22h – “HASTA EL FINAL”, com Francisco, el Hombre
Acesso: Ingresso Solidário – 1kg de alimento não perecível (exceto sal) para o Programa Ceará sem Fome
Entrada por ordem de chegada (a partir das 17h) e sujeita à capacidade do espaço (1.500 pessoas)
Classificação indicativa: 18 anos.
Domingo, 13
Domingo na Estação
Especial Dia das Crianças
10h às 11h – Mercado Miudim – Oficina de impressão botânica: pintando com a natureza + Produção de Mudas, nas hortas comunitárias do Mercado AlimentaCE (15 vagas para crianças, de 6 a 12 anos, por ordem de chegada)
10h às 12h – “Ser Criança no Sobradinho” (Parceria Sobrado Dr. José Lourenço)
10h às 13h – Oficina Infantil – “Oceania, O Mar: Colagem Com Formas Orgânicas”, com Iuri Tavares e Fleuri Cardoso
10h30 às 13h30 – Intervenção artística circense “Maré de Alegria”, com Trupe Rebimboca
10h30 às 11h20 – CH@FURDO, com Grupo Dona Zefinha
11h40 às 13h10 – Do Samba-lê-lê ao Brincadeira de Cantar – TÓRI canta Flávio Paiva
Lançamento de livro e exposição nos monitores da Estação das Artes
Acesso gratuito
Entrada por ordem de chegada e sujeita à capacidade do espaço
Classificação indicativa: Livre.