15 de novembro de 2024
p.3 - OS CAMINHOS DO CIRISMO

Foto: Thiago Gadelha

A Coluna Panorama Político é publicada todas as edições do jornal Leia Sempre Brasil falando um pouco dos bastidores da política na Região do Cariri, no Ceará e no Brasil. E refletido temas variados. Assinada por Tarso Araújo

COLUNA PANORAMA POLÍTICO

OS CAMINHOS DO CIRISMO

O ex-governador cearense Ciro Gomes (PDT) está agora junto com alguns de seus mais importantes liderados, como Roberto Cláudio e José Sarto andado literalmente no fio da navalha. A história é simples. Qual será o melhor caminho para o cirismo após perder tudo o que tinha. O PDT simplesmente desapareceu nestas eleições municipais. Passou de 67 prefeitos eleitos em 2020 para 5 prefeitos eleitos em 2024 em cidades consideradas pequenas.

PERDA TERRÍVEL

O que mais impressiona nessa derrocada do PDT e do cirismo é o prefeito José Sarto não ter ido sequer ao segundo turno. Isso acontece pela primeira vez na história recente das disputas eleitorais na nossa capital. O prefeito sempre vai ao segundo turno. Sarto demonstra ter feito um governo que falhou em muitos pontos. Um deles em não se comunicar com a periferia.

O VERDADEIRO DILEMA DE CIRO

O verdadeiro dilema de Ciro Gomes é se no segundo turno das eleições municipais em Fortaleza fica no palanque do bolsonarista André Fernandes ou se vai para Evandro Leitão. Há quem diga que a melhor solução agora seria um verdadeiro nada tenho a ver com isso, ficar calado e liberar as bases. No PDT tem quem defenda apoio à Evandro Leitão.

FATOR LUIZIANNE LINS

Se tem uma pessoa com força de votos em Fortaleza que pode dar uma grande mãozinha amiga para Evandro Leitão (PT) é a deputada federal Luizianne Lins (PT) figura muito popular em Fortaleza. Nas periferias da capital Luizianne trafega bem em votos. Evandro Leitão e o comando do PT precisam conversar urgentemente com Luizianne se quiserem vencer na capital.

UMA AVALIAÇÃO NECESSÁRIA

A esquerda brasileira precisa parar urgentemente os motores e avaliar simplesmente tudo. Avaliar o governo Lula, as eleições 2024 e seus métodos e táticas eleitorais. Avaliar ainda que perdeu e está perdendo o protagonismo entre a juventude, trabalhadores e periferia. A extrema-direita nada de braçada. Ou para agora e avalia, e ao mesmo tempo, corrige os rumos ou naufraga em breve junto com a sociedade brasileira em governos de extrema direita piores, mais violentos, mais reacionários, mais neoliberais e corruptos do que o governo de Bolsonaro.

PRIORIDADES EM BARBALHA

O prefeito reeleito de Barbalha Guilherme Saraiva (PT) durante entrevista ao programa Bom Dia Cariri na Rádio 100 FM (Rede Aleluia) falou de suas prioridades em seu segundo governo. Disse que quer dar mais atenção ainda à saúde pública. Falou ainda que em breve deve se reunir com o governador Elmano de Freitas e quer levar mais ações e obras para a terra dos verdes canaviais.

OLHAR PARA A SAÚDE

O prefeito eleito de Caririaçu Acácio Leite (PT) vem dizendo nas entrevistas que participa que uma das prioridades de seu governo será um olhar mais forte para a saúde. Acácio destaca também que quer trabalhar mais na educação, criar mais escolas integrais e ampliar o atendimento da saúde da população.

APOIO IMPORTANTE

O ministro Camilo Santana já está de volta ao trabalho após um pequeno intervalo de férias que permitiu entrar de cabeça em algumas campanhas e garantir vitórias para seus aliados. Em Crato, por exemplo, Camilo foi muito importante na reta final da campanha. Isso se aplica também a Fortaleza. Antes que perguntem sobre Juazeiro do Norte dizer que Camilo fez o que pôde e o importante era garantir o que tinha.

NO BATENTE

O depurado estadual Fernando Santana (PT) não se espantou com a derrotas eleitoral em Juazeiro do Norte. Tão logo chegou segunda-feira começou a falar com a imprensa, fez suas avaliações e se colocou como oposição responsável em Juazeiro e que vai trabalhar ainda mais pela terra do Padre Cícero. Fernando pode terminar 2024 e entrar ano que vem na presidência da mesa diretora da Assembleia Legislativa. Um político que mesmo não vencendo, cresce em sua carreira política e ocupa lugar de destaque na cena política estadual.

VALE TUDO

Na eleição municipal em Fortaleza vale tudo, inclusive, briga de torcidas. Tem muita gente se dizendo torcedor do Fortaleza e não vota em Evandro por ele ter sido presidente do Ceará. Besteira. Fortaleza precisa de um prefeito com talento para resolver crises e tocar uma grande cidade.

Leia nosso jornal completo: