24 de novembro de 2024
elmano

Foto: Reprodução

A COLUNA PANORAMA POLÍTICO é publicada todas as edições do jornal Leia Sempre Brasil falando um pouco dos bastidores da política na Região do Cariri, no Ceará e no Brasil. E refletido temas variados. Assinada por Tarso Araújo

GOVERNADOR ELMANO E O CARIRI

O governador Elmano de Freitas (PT) conversou conosco durante o programa Bom Dia Cariri nesta quinta-feira, 3, pela Rádio 100 FM (Rede Aleluia). A conversa girou inicialmente em torno das principais ações da gestão do governador no Cariri. Ele citou, por exemplo, a obra de revitalização do canal do Rio Granjeiro como a mais importante obra estruturante da história do Crato. Lembrando que essa obra é uma antiga reivindicação da população cratense e fundamental para conter prejuízos à cidade, perdas econômicas e embelezar a já bela cidade do Crato.

JUAZEIRO EM VISTA

Elmano de Freitas também destacou uma obra importante para Juazeiro do Norte que é a conclusão do Anel Viário de Juazeiro. Ele confirmou que já está entregando para licitação o trecho 06 do Anel Viário. Ele quer garantir que ainda neste ano de 2024 ele assine a ordem de serviço para conclusão do anel viário.

COMBATE À FOME

Outro ponto importante da entrevista foi o governador falar sobre seu programa de combate à fome. Ele disse das conquistas que já foram alcançadas destacando as cozinhas comunitárias e as mais de 100 mil pessoas que já são beneficiadas por esse programa.

VOTO TRANQUILO

Elmano de Freitas se disse ainda tranquilo e confiante que no domingo o Partido dos Trabalhadores saia vitorioso do pleito eleitoral no Crajubar e em outras cidades cearenses. Para ele, neste domingo próximo o eleitor vai entender o trabalho desenvolvido pelo PT e confirmar a vitória dos petistas nas urnas.

FERNANDO E ANDRÉ

Ainda na entrevista o governador Elmano de Freitas pediu apoio aos candidatos Fernando Santana em Juazeiro do Norte e André Barreto em Crato, neste domingo.  Elmano ainda destacou no Cariri a liderança do ministro Camilo Santana.

 

VOTO LIMPO

O Ministério Público Eleitoral (MPE), com apoio das Polícias Civil e Militar de Canindé, deflagraram, na manhã desta quinta-feira, 3, a Operação “Voto Limpo”, que cumpriu quatro mandados de busca e apreensão contra uma candidata a vereadora de Canindé e três colaboradores de campanhas políticas no município. Conforme o promotor eleitoral Jairo Pequeno Neto, a postulante à casa legislativa da cidade estaria oferecendo dinheiro, medicamentos e kits de higiene a eleitores em troca de voto. (Ceará Agora)

SEM BLOQUEIOS

O ministro da Justiça e Segurança Pública (MJSP) Ricardo Lewandowski afirmou que a Polícia Rodoviária Federal (PRF) está proibida de fazer bloqueios em estradas durante as eleições municipais marcadas para  este domingo, 6. Segundo ele, a instituição deverá atuar para facilitar a movimentação dos eleitores, conforme termo de colaboração firmado entre o ministério e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

LOGÍSTICA

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) está na reta final dos preparativos para as eleições municipais de domingo, quando serão escolhidos prefeitos, prefeitas e vereadores das 184 cidades do Ceará. São 6 milhões e 945 mil distribuídos em 6 mil e 805 locais de votação, onde irão funcionar 25 mil e 461 seções. As urnas eletrônicas a serem usadas nesses locais de votação estão sendo instaladas e os técnicos do TRE acompanham de perto toda a logística para o bom funcionamento dos equipamentos.

LULA NO CEARÁ

O governador Elmano de Freitas anunciou, na manhã desta quinta-feira, 3, por meio das redes sociais, que o presidente Lula realizará uma nova visita ao Ceará no próximo dia 11 de outubro. Na oportunidade, o chefe do Executivo cumprirá agenda na nossa capital ao lado do próprio Elmano e do ministro da Educação, Camilo Santana. A solenidade está prevista para ocorrer no Centro de Eventos, no bairro Edson Queiroz, na capital cearense.

PARCELAMENTO

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) recusou, por unanimidade, o pedido do ex-ministro Ciro Gomes (PDT) para parcelar em 60 vezes uma multa eleitoral originária das eleições de 2014. A decisão foi proferida em sessão realizada Na última terça-feira, 1º. A multa poderá ser parcelada em 10 vezes.