20 de setembro de 2024

Foto: Ricardo Stuckert/PT

A Coluna Panorama Político é publicada todas as edições do jornal Leia Sempre Brasil falando um pouco dos bastidores da política na Região do Cariri, no Ceará e no Brasil. E refletido temas variados. Assinada por Tarso Araújo.

Nesta semana tivemos o anúncio por parte da Volkswagem que a empresa vai investir 13 bilhões de dólares em suas unidades no Brasil e desses, 3 bilhões na planta de São José dos Pinhais. O resultado da ação do governo Lula que luta e tenta receber os louros pela melhoria da economia, a despeito de termos no Banco Central um especulador que joga todo nosso dinheiro para os ricos e o “mercado”. Emprego que é bom faz o presidente do BC Campos Neto suar frio e ter náuseas. O efeito Lula, entretanto, precisa chegar ao voto se o PT e partidos aliados quiserem chegar em 2026 com chances reais de vitória.

O CIRCO EM SÃO PAULO

Uma pergunta que muitos e fazem Brasil afora é sobre o que está acontecendo em São Paulo. No ano de 2022 o povo paulista resolveu colocar um bolsonarista do Rio de Janeiro no governo. O resultado é que ele administra com violência e para gente rica. E muita gente pobre parece gostar. Agora, surge o coach Pablo Marçal um indigente intelectual que cresce na disputa e quer ser o prefeito da maior cidade da América do Sul. É impressão ou parte significativa do povo de São Paulo quer ver o circo pegar fogo com todo mundo dentro do circo?

PURA INGENUIDADE

A comunidade evangélica parece a mais suscetível ao surgimento de todo tipo de picareta. Surge um picareta dizendo que se ajoelha e ora aí todo mundo vota. Mas votar em Pablo Marçal e Bolsonaro e ainda chamá-los de homens de Deus não é só ingenuidade chega a beirar cumplicidade. Ainda bem que muitas igrejas se recusam a aderir ao receituário bolsonarista.

INSTITUIÇÕES COMO ALVO

A extrema-direita brasileira não tem projetos para combater a fome, ou aumentar o emprego entre os brasileiros. Não tem projeto para ampliar direitos das pessoas, tampouco direitos sociais. Vive de retirar direitos do povo trabalhador. E agora, é projeto para atacar outros poderes. Atualmente, segue forte na CCJ da Câmara dos Deputados com Carol De Toni (PL) uma bolsonarista que sequer consegue entender que a terra é redonda, proposta para limitar os poderes do Supremo Tribunal Federal e até impeachment e de ministros do STF. O alvo do bolsonarismo agora são as instituições.

REALIZAÇÕES DE BOLSONARO

Alguns projetos do Jair Bolsonaro como presidente do Brasil: em primeiro lugar atrasou a vacina durante a pandemia da Covid 19 e quando alertado do esquema de propina uma dose de vacina um dólar de propina ficou calado. E mais, cortou verbas de programas importantes para a população como o Mais Médicos e Farmácia Popular. Cortou ainda verbas para o Programa Casa Amarela (Minha Casa, Minha Vida) e para o tratamento do câncer. De quebra, e bom par ao brasileiro ele fez o orçamento secreto.

PAÍS DA IMPUNIDADE

Só um país muito esculhambado para que presos por conta da tentativa de golpe de 8 de janeiro de 2023 sejam candidatos em varias cidades. Com direito a tornozeleira eletrônica e restrições. Mal imoral ainda são os autores intelectuais desse golpe frustrado ainda não terem sido presos.

QUANTA COMPETÊNCIA

O sucesso do governo de extrema-direita na Argentina é flagrante. Conseguiu demitir mais de 600mil trabalhadores e aumentar a pobreza e o desemprego. O menor consumo de carne desde 1920 e 73,3% da população da Argentina na pobreza. Um assombro de competência.

REFORÇO NA CAMPANHA

O deputado estadual Pedro Lobo participando de uma reunião com apoiadores de Tota Lobo, candidato a vereador em Crato. Pedro Lobo também está fortalecendo e muito a candidatura de André Barreto e Dr. Leitão.

 

Leia nosso Jornal: