22 de novembro de 2024
Lula, Camilo e Elmano vem ao Cariri reforçar candidaturas da base aliada

Foto: Thiago Gadelha

O Partido dos Trabalhadores já trabalha internamente para consolidar a ida do Ministro da Educação Camilo Santana, do governador Elmano de Freitas e do presidente Lula para algumas cidades fechando o apoio aos nomes do partido tidos como prioritários nessa campanha. Cidades como Juazeiro do Norte, Crato e Barbalha na rota do comando petista.

 

PAGINA 2 CARIRI

Lula, Camilo e Elmano vem ao Cariri reforçar candidaturas da base aliada

A disputa eleitoral municipal deste ano de 2024 chega ao seu décimo dia com os candidatos iniciando o colocar o bloco na rua, ou seja, as suas campanhas políticas através de caminhadas, corpo a corpo, reuniões, comícios e carreatas. A movimentação já começou.

No Ceará alguns debates e pesquisas já começam a mexer com a cabeça dos eleitores e dos candidatos, e, principalmente, com as coordenações das campanhas eleitorais.

O embate em nosso estado se dá sob variadas formas.

Em alguns municípios o embate eleitoral se dará entre partidos da chamada base aliada de Lula e Elmano. Em outros teremos confrontos mais duros e entre polos bem distintos da política estadual e nacional.

No triângulo Crajubar, por exemplo, temos 3 candidaturas petistas contra nomes de oposição e no espectro político com ligações com o Bolsonarismo.

Fernando Santana (Juazeiro do Norte), André Barreto (Crato) e Guilherme Saraiva (Barbalha) vão enfrentar candidaturas de partidos que no local e no âmbito estadual e nacional estão bem longe de se articular ou apoiar nomes petistas.

Por conta disso, e da dureza dos embastes que se avizinham em todo o Ceará, o Partido dos Trabalhadores já trabalha internamente para consolidar a ida de Camilo Santana, do governador Elmano de Freitas e do presidente Lula para algumas cidades fechando o apoio aos nomes do PT tidos como prioritários nessa campanha.

Cidades como Juazeiro do Norte, Crato, Barbalha, Mauriti, Fortaleza, Caucaia e Crateús estão no radar  de dirigentes petistas. A ideia não é apenas apoio formal ou gravações, mas presença física.

Neste final de semana, tivemos já a presença do senador Cid Gomes (PSB) em atividades de campanha em Crato e Juazeiro do Norte.

Até o início de setembro o PT e as coordenações das campanhas já fecham as agendas de Camilo Santana e Elmano de Freitas. Eles irão dar um giro nos principais colégios eleitorais e falar diretamente com o eleitor.

Outra agenda bastante esperada pelos candidatos é o presidente Lula, que vive um momento de melhora de seu governo e dos seus índices de aprovação. Lula é aguardado em pelo menos Juazeiro do Norte, Fortaleza e Caucaia, e agora a direção petista tenta ampliar para mais algumas cidades.

Esse reforço é simples de entender. Nas pesquisas de opinião, Camilo Santana e Lula aparecem como dois políticos mais populares do Ceará e com mais chances de transferir votos.

 

Leia nosso Jornal: