22 de novembro de 2024
Dia Internacional das MPEs é momento para celebrar protagonismo na economia brasileira

Foto: Reprodução

O dia 27 de junho marca o Dia Internacional das Micro, Pequenas e Médias Empresas (MPE), sendo um momento para a sociedade reconhecer a fundamental importância desses negócios para a economia e o desenvolvimento social do mundo e, em particular, do Brasil. Mais do que uma simples data comemorativa, a ocasião serve como um lembrete do papel vital que as MPEs desempenham na construção de um país mais próspero e justo.

Segundo a ONU (2023), o mundo precisará de 600 milhões de novos postos de trabalho até 2030 para absorver o crescimento da mão de obra global, sendo as MPEs um fator chave para a criação desses empregos. No Brasil, a contribuição das micro, pequenas e médias empresas para a geração de empregos ultrapassa 80% das vagas do mercado de trabalho.

As MPE representam a espinha dorsal da economia brasileira, respondendo, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com dados de 2021, por cerca de 30% do Produto Interno Bruto (PIB) do país, evidenciando sua relevância para o desenvolvimento econômico nacional. Elas estão presentes em todos os cantos do território nacional contribuindo para o desenvolvimento local e regional, impulsionando a circulação de renda e o crescimento da economia local.

Outro aspecto a ser ressaltado, é sobre a promoção da preservação da cultura local, pois muitas MPEs são responsáveis por cuidar e difundir a cultura local, através da produção de produtos típicos e do artesanato regional.

O Dia Internacional das Micro, Pequenas e Médias Empresas é, acima de tudo, uma homenagem aos empreendedores brasileiros. Homens e mulheres que, com coragem, determinação e criatividade, constroem sonhos e transformam realidades e o Senac Ceará, por meio de sua missão institucional, com cursos e consultorias, auxilia as MPEs na formação de empreendedores, aperfeiçoamento de empresários e colaboradores, além de impulsionar os negócios por meio de suas consultorias, incentivando o crescimento empresarial, defendendo a livre iniciativa e estimulando o desenvolvimento das micro e pequenas empresas.