AGENDA CULTURAL
O SERTÃO VAI VIRAR MAR
Nesta sexta-feira, 5, às 18h30, haverá o show “O Sertão Vai Virar Mar”, em que Tâmara Lacerda e Junú, de gerações distintas, compartilham várias referências artísticas, especialmente na música do Cariri e nordestina, e na MPB, onde Dorival Caymmi se destaca retratando poeticamente a vida praieira. 🎉 Em celebração ao aniversário de Caymmi, a dupla apresentará suas músicas mais significativas, visando proporcionar ao público e às novas gerações uma experiência didática sobre a música brasileira, suas raízes e poesia.
📌 PROGRAME-SE
O sertão vai virar mar
Dia 5, sexta-feira, às 18h30
Teatro do CCBNB-Cariri
Classificação livre
ROCK EXPERIENCE
Nesta sexta-feira 5 de abril tem música com Juvar Santos no Raul Rock Bar em Juazeiro do Norte. É o Rock Experience que começa às 22 horas.
CANGAÇO BAR
O Cangaço Bar em Juazeiro do Norte oferece uma noite repleta de reggae e boas energias, conectando você à música, ao amor e à positividade. É o Lual Freedom Vibration que começa às 19 horas.
BANDA OLD TAPE
Neste 6 de abril sábado tem show com homenagem à banda Red Hot Chilli Peppers no Raul Rock Bar em Juazeiro do Norte. A música fica com a banda Old Tape e começa às 22 horas.
BRINCADEIRAS INFANTIS
Para este sábado, 6, o CCBNB aprontou só atividade massa! Dá uma olhadinha:
📖 Começando às 15h, teremos mais uma edição da sessão “Curta a Brincadeira”, com o tema “Brincar é a primeira festa que a vida nos oferece” – Mia Couto. O brincar é a nutrição da criatividade e do sonho; a magia dessa combinação conduz para outros mundos, permitindo a vivência de novas sensações e experiências.
🎨 Continuando às 16h, haverá a oficina Boneca Abayomi: Entre Tecidos e Ancestralidade, que se propõe a evidenciar a troca de saberes e conscientização sobre o racismo de forma lúdica e acessível, utilizando como temática a verdadeira história por trás da criação da boneca Abayomi. Em nosso círculo, trazemos as memórias de nossos ancestrais para enriquecer a discussão.
🎭Por último, às 17h, o espetáculo Padre Cícero: Filho do Crato, Pai de Juazeiro toma vez no palco, trazendo momentos marcantes da história de “O Santo do Povo”, despertando para conhecer a história da cidade de Juazeiro do Norte, do Padre Cícero e da Beata Maria de Araújo.
ATRAVERSANDO
No dia 8 e no dia 12 de abril, às 14h acontece a oficina “AtraVersando: literatura e memória”, com Dark Ferreira, na Escola de Saberes Daniel Walker, em Juazeiro do Norte. E também ocorre nos dias 9, 10 e 11 de abril, às 19h, no mesmo local.
CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS
No dia 13 abril, a partir das 14h, acontece a contação de histórias “O caso é o seguinte e o seguinte é esse”, com Conceição de Maria, na biblioteca do CCBNB-Cariri. Já no dia 17, também às 14h, a contação é sobre “Histórias do Catolé”, com Ana Rosa Dias, no Centro de Arte e Esportes Unificado de Juazeiro do Norte (CEU).
GRITO DA PERIFERIA
Dia 13 de abril tem o 3º. Grito da Periferia na Praça do CC no Bairro João Cabral em Juazeiro do Norte. As atrações ficam com Guerreiras de Santa Madalena, Grupo de Capoeira – Cultura e Axé e Cypher de Boys. A programação começa às 16 horas.
LANÇAMENTO DA EXPOCRATO
O maior evento da região está recheado de novidades. De 13 a 21 de julho, a Expocrato 2024 vai movimentar o Cariri com atrações inéditas. O anúncio da grade completa de artistas e a venda dos ingressos para as áreas privadas também já têm data e ocorrem ainda em abril. O lançamento da programação, que já cria expectativas altas, vai acontecer no dia 12 de abril em um evento aberto à população, no Lagarta Pintada Buffet, às 18h. Além de conhecer os artistas que se apresentarão no palco da Expocrato em julho, o público também ficará por dentro da nova estrutura, que agora conta com uma área totalmente gratuita.
CINEMA NO SHOPPING
Já está em cartaz no cinema do Cariri Shopping em Juazeiro do Norte o filme Godzilla e Kong: o novo império um novo capítulo no chamado MonsterVerse, onde depois de terem se encontrado como inimigos em Godzilla vs Kong, o poderoso Kong e o temível Godzilla se unem contra uma colossal ameaça mortal escondida no mundo dos humanos, que além de ameaçar sua própria existência também ameaça nossa espécie. Mergulhando profundamente nos mistérios da Ilha da Caveira e nas origens da Terra Oca, o filme irá explorar a antiga batalha de Titãs que ajudou a forjar esses seres extraordinários e os ligou à humanidade para sempre. Dirigido novamente por Adam Wingard, a trama também trará de volta personagens conhecidos, além de introduzir um novo protagonista, interpretado por Dan Stevens. Sessões às 13h40min, 15h10min, 16h, 18h30min e 20h50min.
DICA DE LEITURA
O livro A Relíquia é um romance realista fantástico do escritor português Eça de Queiroz publicado em 1887 no Porto, pela Typographia de A. J. da Silva Teixeira. A Relíquia começa com a apresentação do narrador e protagonista da história, Teodorico Raposo, que busca explicar ao leitor o que o motivou a escrever suas memórias. Ele nos diz que a principal motivação está no facto de que tanto ele como seu cunhado, Crispim, acreditarem que aquelas memórias contêm “uma lição lúcida e forte” da vida, sendo merecedoras da imortalidade que só “a literatura propicia”. A narração se concentra numa viagem feita por Teodorico ao Egito e à Palestina, logo após uma decepção amorosa. Buscando fugir ao modelo de “guia de viagem”, Teodorico nos conta com suposta “sobriedade e sinceridade” os casos que provocaram mudanças significativas em sua vida, principalmente no que tange à herança que supunha merecer.