22 de novembro de 2024

Embora a capacitação online ofereça flexibilidade e acessibilidade, um estudo recente da UNESP revela que 42% dos estudantes enfrentam obstáculos nessa modalidade de ensino. As principais dificuldades incluem conciliar o aprendizado com outras atividades (30%), falta de acesso à internet de qualidade (28%), manter a motivação (25%) e interagir com colegas (17%). Para um bom aproveitamento, o aprendizado virtual exige disciplina, organização e autogerenciamento. Separamos algumas dicas de Pedro Paixão, fundador e CEO da rede de escolas de ensino profissionalizante Ultra Cursos, para ajudar a superar os desafios e ter sucesso nos estudos online.

Planejamento e organização

  • Defina seus objetivos: determine o que você espera alcançar com a formação para manter o foco e a motivação.
  • Crie um cronograma: reserve tempo específico na sua agenda para estudar e siga-o.
  • Organize seu ambiente de estudo: escolha um local tranquilo, livre de distrações, com boa iluminação e acesso à internet.
  • Tenha em mãos os materiais necessários: organize livros, apostilas, cadernos e outros materiais que você possa precisar.

Gestão de tempo

  • Divida as tarefas em etapas menores: torne o aprendizado mais gerenciável dividindo as tarefas em unidades menores e mais fáceis de completar.
  • Faça pausas regulares: a cada 30–45 minutos, faça uma pausa de 5-10 minutos para descansar a mente e evitar a fadiga. Uma boa dica é a famosa técnica Pomodoro.
  • Evite procrastinação: comece as tarefas o mais cedo possível e evite deixar tudo para última hora.

Aprendizado ativo e colaborativo

  • Participe ativamente das aulas: faça perguntas, responda aos questionamentos e participe das atividades propostas.
  • Faça anotações: anote os pontos principais das aulas e faça resumos dos conteúdos.
  • Pratique o que aprendeu: realize exercícios, revise os conteúdos e aplique o conhecimento adquirido em situações práticas.
  • Interaja com seus colegas: participe de fóruns de discussão, grupos de estudo online ou encontros presenciais.
  • Compartilhe suas dúvidas e experiências: a troca de conhecimentos com outros alunos pode ser muito enriquecedora.
  • Busque auxílio quando necessário: não hesite em pedir ajuda ao professor ou tutor do programa se tiver dúvidas ou dificuldades.

“Não se limite ao material do curso. A maioria das plataformas oferece acesso a bibliotecas online com livros, artigos e outros materiais relevantes. Explore também recursos externos como vídeos, tutoriais e podcasts para complementar seu aprendizado. Participe de workshops e eventos remotos para aprofundar seus conhecimentos e se conectar com outros estudantes”, orienta Paixão.

A rede de Paixão possui mais de 1000 cursos à distância em diversas áreas, como gestão e liderança, finanças, marketing, RH, vendas, programação, design 3D e marketing. E, para auxiliar os alunos a manter o foco nos estudos, a plataforma EAD utiliza de ferramentas, como a gamificação, para tornar o ensino mais dinâmico e prazeroso. Além de disponibilizar, fóruns para debates e contato direto com um professor.

Sobre a Ultra Cursos
A rede de franquias Ultra Cursos, fundada em 2016 por Pedro Paixão em Pernambuco, já conta com 27 unidades em operação, estendendo sua presença por oito estados brasileiros e um polo licenciado no Japão. Especializada em ensino profissionalizante, a Ultra Cursos atende principalmente os públicos das classes C, D e E, proporcionando acesso a um ensino de qualidade e preparando indivíduos para os desafios do mercado de trabalho.