22 de novembro de 2024

 

Com a proximidade das eleições municipais de 2024, Juazeiro do Norte, cidade conhecida por sua rica história e fervor cultural, desponta como cenário de intensas expectativas políticas e eleitorais. Analistas locais apontam a possibilidade de um segundo turno nas eleições municipais, refletindo o crescente interesse e engajamento da população juazeirense no processo político.

Isso se demonstra quando falamos das próprias expectativas da Justiça Eleitoral que vem fazendo uma intensa campanha para que mais pessoas transfiram seu título para a terra do Padre Cicero. Ou então, que setores da juventude, a partir dos 16 anos possam tirar seu título eleitoral pela primeira vez, e se isso acontecer em tempo hábil, o que é possível, Juazeiro do Norte pode ter um segundo turno nas eleições municipais ainda neste ano de 2024.

No Ceará apenas Fortaleza e Caucaia são cidades com mais de 200 mil eleitores, o que permite segundo turno nas eleições. Juazeiro seria a terceira cidade cearense a atingir esse patamar.

Há quem possa ainda discutir que caso Juazeiro tenha segundo turno a cena política local possa passar por algumas transformações. O certo é que caso cheguemos aos 200 mil inscritos no cartório eleitoral a cidade terá segundo turno.

Nesta semana, numa audiência pública para debater o atendimento dos eleitores nesse momento pré-eleitoral o presidente do TRE no Ceará Raimundo Nonato Silva Santos ilustrou que Juazeiro do Norte vive concretamente a expectativa de chegar aos 200 mil eleitores e ter um segundo turno ainda nas eleições deste ano.

A Justiça Eleitoral, inclusive já adotou uma estratégia para chegar aos 200 mil aptos a votar o que dá à cidade de Juazeiro do Norte o direito a ter segundo turno. Atualmente, acontece um mutirão para regularização de títulos eleitorais, da situação de quem está precisando fazer a biometria e o cadastramento de novos eleitores.

Quem quiser regularizar sua situação eleitoral, transferir o título para Juazeiro do Norte ou tirar seu título pela primeira vez pode fazer isso no Cartório Eleitoral de Juazeiro do Norte, no Cariri Shopping ou na sede da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social de Juazeiro do Norte, no antigo CSU.

Independente das perspectivas políticas e candidaturas que podem ser lançadas no pleito municipal deste ano, Juazeiro do Norte mostra sua grandeza geográfica, populacional e política ao chegar aos 200 mil eleitores aptos a votar e ter segundo turno pela primeira vez. A democracia agradece e agora basta ir ao Cartório Eleitoral e deixar tudo pronto para escolhermos nossos futuros dirigentes em 6 de outubro, ou quem sabe, em 27 de outubro no segundo turno das eleições municipais de 2024.